Efeito Splatter volta com tudo na temporada

Em nossas pesquisas pelas principais feiras jeanswear observamos o retorno com maior força do efeito splatter, aqueles respingos de tinta que seguem o aspecto artesanal do denim com inspiração vintage. Aqui apresentamos alguns exemplos da Feira Denim by Première Vision com opções que passeiam entre beneficiamentos mais discretos ou super criativos e coloridos por toda a peça.


É interessante ressaltar que eles vêm, muitas vezes, com manchas de sujinho ou ainda como se o tecido fosse uma tela em branco pronta para receber uma “obra-prima” repleta de tons vivos que ficam mais evidentes em lavagens mais claras como o delavê.


Outra característica importante é que os respingos podem ser feitos com total descarregamento de cor em pontos localizados em contrastes que prendem o olhar. Ou ainda como se uma lata de tinta com várias cores tivesse sido jogada manualmente pela calça em meio à aspectos used e resinas que oferecem toque empapelado e brilho. Há também peças que ganham aplicações de sprays ou jatos que pulverizam os efeitos. Aqui surgem tons amarelados, amarronzados, esverdeados, azuis, roxos, rosas e brancos em diferentes opções para variados públicos. As modelagens variam de fits bem justos nas skinnies e jeggings até a comfort e oversized para um consumidor mais jovem e street.


Para incrementar ainda mais as calças surgem os famosos patches com rasgos, fundos em outras lavagens, recortes e tecidos em retalhos juntamente com rasgos principalmente nos joelhos, puídos, bigodes e, esbranquiçados. A principal sensação que a maioria das peças no nos transmite é de que foram usadas por um pintor, artista ou alguém que trabalha com tintas e foram sujas aleatoriamente, sem pretensões, de forma totalmente natural, quanto mais artesanal, melhor.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR