Estudo analisa o comportamento do consumidor de moda online

A Quesh realizou uma pesquisa sobre o consumidor online brasileiro e revelou algumas informações interessantes sobre o comportamento de consumo digital. A pesquisa, realizada em maio de 2014, contou com 1181 entrevistados de 241 cidades brasileiras e visava entender e analisar como o consumidor faz uso e enxerga o e-commerce no segmento de moda.


Quando questionados sobre quais atributos são mais importantes na hora de comprar peças de vestuário, 37% dos entrevistados responderam que eles levam em conta a qualidade e durabilidade do produto, seguidos por 26% que afirmaram se preocupar com caimento e modelagem e 23% levam em consideração o preço. O estudo destaca que o preço não é tão importante quanto a maioria dos comerciantes e varejistas acreditam ser, e fica em terceiro lugar no ranking de fatores decisivos para a compra.


Segundo a pesquisa, 70 % dos entrevistados já realizaram alguma compra de artigos de moda online e 20% nunca comprou, mas pretende comprar. Esses dados, somados com o fato que o segmento de moda foi o campeão de vendas online em 2013, indica que quem não investe no mercado digital, deve começar a repensar seu posicionamento.


Por fim, um fato importante e que deve ser levado em consideração é que as vendas via dispositivo móvel (smartphones e tablets) crescem 23% ao ano. Além disso, 63% dos entrevistados acessam a internet via mobile, sendo assim, é imprescindível pensar no e-commerce ideal e prático não só para desktops e notebooks, como também para celulares e tablets.

MARINA COLERATO | FOTO: REPRODUÇÃO