O Denim Meeting SP 2018, que aconteceu entre os dias 23 e 24 de abril no Expo Center Norte teve início com o presidente da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), Fernando Pimentel, que abordou o tema Conformidade e Tecnologia – Fatores-Chave para a Indústria e Varejo, assunto discutido no congresso IAF 2017 no Rio de Janeiro.
Fernando iniciou a conversa apresentando alguns dados sobre o mercado jeanswear que está entre os três mais promissores em nosso país, sendo que o Brasil mantém o quarto lugar em produção de denim do mundo. “Estamos bem posicionados em relação à fiação, tecelagem, matérias-primas, algodão sustentável, lavanderia e tecnologia, mas temos muitos desafios pela frente”, afirmou Fernando.
Segundo ele, o país precisa aumentar as importações e investir ainda mais em sustentabilidade, tecnologia e produtividade. Em relação aos cuidados com o meio ambiente as empresas deveriam seguir sete princípios básicos:
– transparência na cadeia de fornecimento: quem fabricou e como foi fabricado?
– uso eficiente de água, energia e produdos químicos: como produzir mais com menos?
– ambientes de trabalho respeitosos e seguros: melhores condições de trabalho onde as questões sociais, ambientais e trabalhistas estão sendo discutidas
– variedade de matérias-primas: fios e fibras puros ou mesclados que tenham correlação direta com a sustentabilidade
– a criação de um ciclo sustentável: a economia circular tão falada atualmente onde a roupa tem um destino
– melhores salários: com ganhos de produtividade
– quarta revolução industrial: que já é uma realidade em diferentes países
A Indústria 4.0 vem sendo bastante estudada pela ABIT que propõe uma maior produtividade aliando inovações e tecnologia em projetos que estão sendo desenvolvidos.
Segundo a ABIT, a Confecção do Futuro reúne investimentos em maquinário, equipamentos, softwares e instalações, produção por demanda e, customização em massa que permite diferentes combinações de tamanhos, tecidos e cores.
A ABIT está engajada nos projetos para impulsionar o setor realizando consultorias, parcerias com centros de estudos e tecnologias, representando o Brasil e divulgando informações que possam unir cada vez mais o elo da cadeia têxtil.
Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Osiris Bernardino









