Gerente de Marketing da Lectra aborda o universo fashion e seus desafios

Apesar da crise no comércio em geral, inclusive nos segmentos de vestuário e acessórios, o mundo da moda vem se diversificando cada vez mais e ganhando espaço em diferentes áreas, principalmente no fast fashion e varejo on line que modificaram os hábitos de consumo, incluindo aí várias coleções por ano e parcerias entre grandes estilistas e magazines, atingindo as classes B e C.

E, para abordar todo esse universo, Anastasia (Stacey) Charbin, Diretora Global de Marketing de Moda da Lectra, líder mundial em soluções integradas dedicadas às indústrias da moda, automotiva e moveleira, apresentou no dia 13 de agosto, durante palestra exclusiva para clientes e parceiros Lectra, uma análise profunda do mercado da moda em um seminário internacional em que analisou os desafios, as tendências e as estratégias da indústria mundial da moda e vestuário.

Stacey destacou a importância das mudanças nos modelos de negócios, que podem trazer mais valores sustentáveis às empresas. A diretora explorou formas de repensar esses modelos, com base no estudo de quatro componentes – proposta de valor para o consumidor, fórmula de lucratividade, recursos, chave e processos essenciais. Também analisou algumas estratégias utilizadas por grandes marcas da moda, como o investimento em novas lojas próprias, expansão internacional e spin-offs (lançamento de novas marcas originalmente atreladas à marca principal), entre outras.

Consumidor

O novo perfil do consumidor também mereceu comentários: mais conectados e informados, os fãs de moda são responsáveis atualmente por mais de 950 milhões de blogs e 2,6 bilhões de perfis no Twitter que tratam diretamente do assunto. Isso representa um grande desafio da indústria, que precisa atender um público mais exigente e com mais opções. Além disso, chamou atenção para os excessos: há lojas demais, marcas demais, muitos designers e um comércio online que muitas vezes explora um modelo predatório de descontos. Para responder a estes desafios, Stacey mostrou como as empresas podem ajustar suas estratégias de negócios ao promover mudanças em algumas práticas, com destaque para os modelos de negócios, iniciativas em novidades e design – incluindo fast fashion –, modelagem/caimento (especialmente em uma era de crescimento das compras online) e estratégias para a cadeia de suprimentos e logística.

REDAÇÃO | FOTO: DIVULGAÇÃO