História de sucesso com foco em soluções completas pela Coratex Brasil

Muito mais do que produtos químicos, a Coratex oferece soluções e pacotes completos que incluem auxiliares têxteis e corantes que podem ser utilizados em diferentes tipos de tingimentos, acabamentos e efeitos, incluindo o segmento jeanswear.

A Indústria química, que está há 28 anos no mercado e mantém sua fábrica em Gaspar/SC, atende todo o Brasil com estrutura própria e a América do Sul com distribuidores locais, trazendo sempre novidades para o segmento de lavanderia com tingimentos em peças já confeccionadas e tinturaria para tecidos planos e em corda.

“Para os processos em jeans ou sarja, usamos os corantes ou auxiliares que podem melhorar o tingimento, evitar riscos e quebras nos beneficiamentos em denim, auxiliar o corante a tingir, estonar ou evitar a migração nos bolsos”, comenta Fernando Siebert, sócio fundador da Coratex.

Tecnologia e Inovação

A empresa conta com laboratório próprio para pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e processos com Know How próprio, além de uma logística própria e estoque seguro: isto é, se acontecer algum problema de importação, a Coratex mantém uma estrutura completa para que não ocorra faltas ou descontinuação de produtos.

“Nos preocupamos muito com a segurança no atendimento, a qualidade como os produtos são fabricados, possuímos certificação que comprovam o baixo residual de substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente, baixo consumo de água e energia – é o conceito da produção limpa”, afirma Fernando Siebert.

É importante ressaltar que todos os produtos do portfólio têm certificações internacionais como o selo ZDHC, que comprova que não há produtos nocivos em sua composição.

A Coratex está bem colocada nos mercados internacionais e no Brasil por conta dessa soma de fatores. “Temos uma estrutura completa de representantes e departamento técnico, com atendimento aos clientes para o desenvolvimento de processos e pós-venda, para que os clientes consigam implementar essas tecnologias. Hoje, não somos apenas uma empresa de produtos químicos, mas sim um prestador de serviços ao meu cliente: levo as novidades e ensino ele a trabalhar, e aí, ele compra os químicos. Esse é o diferencial, esse pacote com garantia do que está comprando”, diz o empresário.

No laboratório, os clientes podem desenvolver uma coleção ou realizar um treinamento com novos processos. O intuito é treinar o cliente e mostrar o que tem de mais novo no mercado, sempre com foco em ações inteligentes e economicamente mais rentáveis.

“Quando as pessoas nem falavam nisso a gente já pensava: como vou produzir uma calça jeans utilizando menos água, tempo, trabalhando com produtos biodegradáveis? Esse conceito já vem há uns 8 anos”, comenta Fernando. E, continua: “Temos processos reconhecidos no mercado por serem rápidos e de alta qualidade. Meus fornecedores também precisam ter essas certificações, essa é a nossa cultura interna para conseguir chegar nesses pilares que vemos hoje”.

A empresa oferece a segurança dos certificados internacionais com o controle de tudo o que se produz, somente depois é liberado para venda. Existe um procedimento interno que garante a qualidade do que se vende para o mercado consumidor.

Economia em novos produtos

Há a preocupação em se trabalhar de uma forma mais rápida e com menor impacto ambiental e a Coratex colabora para isso, onde oferece ainda um menor custo no processo.

“Produtos ecologicamente corretos ou biodegradáveis, antes eram mais caros. Hoje esses processos de baixo impacto são mais econômicos porque são mais rápidos, consomem menos água, energia e produzem mais no mesmo tempo do que produtos convencionais. É mais barato trabalhar nesses formatos atuais. É importante ressaltar que tudo isso é resultado da tecnologia em produtos e processos realizados em nossos laboratórios de pesquisa”, ressalta Fernando.

E é isso que o mercado procura atualmente, não somente algo mais barato, mas sim a excelência tanto nos produtos quanto no suporte, atendimento, economia e, alta produtividade, sempre pensando no meio ambiente.

“Antigamente víamos os custos, mas não olhávamos a forma que se produzia. Hoje temos que olhar os preços, qualidade e como se produz. A indústria têxtil sofre muito com esses momentos da economia, no mundo inteiro, a pressão do consumo, por isso, precisamos trabalhar cada vez melhor e pensar como produzir com menor custo”, comenta o sócio fundador da Coratex.

Novo Momento

A Coratex vem passando por uma grande expansão nos últimos 10 anos, tanto da equipe quanto da carteira de clientes e se preocupa bastante com a formação dos colaboradores para conseguir levar o que existe de melhor e mais novo para cada cliente, dentro da necessidade de cada um.

“Compartilhar conhecimento é um dos pilares que a gente acha muito importante dentro do nosso negócio. Não é só vender. Vender vira uma consequência de todo o trabalho”, ressalta Fernando.

As tendências também são muito importantes para direcionar os clientes, por isso, a cada três meses são lançadas novas cores baseadas na cartela Pantone, como por exemplo, o apricot, magenta, rosa violeta para 2024. O laboratório tinge, monta as cartelas e envia aos clientes as cores já tingidas nos artigos que irão trabalhar em suas coleções. Há opções de cores firmes com brilho, estonadas e flúor, entre outras. A empresa realiza ainda collabs com as principais tecelagens brasileiras onde desenvolvem novos processos para os lançamentos de novos artigos.

Produtos com alta tecnologia

A ideia sempre é produzir mais economizando energia e água, gastando menos. Com isso, há diferentes produtos que podem ser utilizados no segmento jeanswear como a linha Smart Denim onde entram processos que cuidam do meio ambiente.

Tingimento Reativo Sustentável Coratex

Processo sustentável que substitui um dos tingimentos mais utilizados na indústria têxtil. Comparado com o convencional, utiliza-se 40% menos água, 50% menos tempo de máquina e alto rendimento de corantes, com quase 100% de fixação, sem resíduo no final do processo. Pode ser utilizada no algodão, sarja, moletom, toalhas de mesa e banho, essa nova tecnologia da Coratex pode sendo desenvolvida há 5 anos e, agora começa a ser inserida em escala de produção, substituindo um processo convencional por outro com muitos ganhos de produtividade e benefícios para o meio ambiente.

Corante com tingimento denim

Aqui os processos convencionais como desengomar, estonar e clarear o jeans ganham pacotes tecnologicamente mais avançados. A Estonagem para o Denim a Seco é um processo de clareamento que não utiliza cloro e permanganato. Um produto desenvolvido para clarear, certificado e biodegradável, que apresenta alta marcação das peças sem migração, conseguindo efeitos iguais aos antigos que utilizavam pedra.

Clareamento com Removedor IR

Específico para os processos de clareamento do denim, mas sem os produtos nocivos como oxidantes, cloro e permanganato. A empresa desenvolveu um produto que utiliza menos água se comparado ao normal, não prejudica o meio ambiente e preserva os efeitos.

Cora Stoned

Efeitos estonados com uma diversidade de cores e a possibilidade de realizar diversos processos de desgaste a laser e demais processos manuais com intensidade e brilho nas cores, combinados com um visual vintage.

Blacks

Combinação de enzimas para fazer marcação de costuras depois do processo de clareamento com o removedor para trazer para os tons de cinza mais limpos. Corantes desenvolvidos para o tingimento Black têm características como o fundo esbranquiçado e produtos para realizar desgastes com foco no fundo branco.

Smart Colors

Corafix BR reúne corantes e auxiliares certificados e de alto desempenho combinados para aplicações convencionais ou no formato de tingimentos sem sal. Esse pacote é reconhecido no mercado como a melhor linha de corantes para o tingimento de cores firmes.

Corantes Naturais

A Coratex importa corantes naturais provenientes de flores, folhas e sementes. Não utilizam comida porque entendem que alimentação é essencial para a humanidade.
Apesar de serem ecologicamente corretos, tais produtos ainda são pouco utilizados no mercado. Estão disponíveis em quatro cores intensas: verde, amarelo, azul e vermelho.

Tingimento Fluor

Com maior intensidade, toque suave e total absorção dos pigmentos. Há também uma linha completa para realizar efeitos, como resinas para acabamento em falso couro sobre sarja ou denim, resinas metalizadas incolores onde o cliente escolhe a cor e brilho.

Segundo Fernando, a empresa segue as principais tendências, desenvolvendo novos produtos. O empresário conta que o Verão 2025 está mais básico, com peças estonadas, saindo dos efeitos convencionais e utilizando a tecnologia das enzimas de alta eficiência que conferem maior limpeza e marcações de costuras sem resíduos após o tratamento. “Os estonados estão vindo com força, com efeitos envelhecidos ou desgastados”, conta Fernando.

Futuro

A companhia acredita na modernização do parque fabril no Brasil com o investimento em máquinas e equipamentos. Além da busca constante por novidades em tecnologias em outros países. “Realizamos a nossa parte em desenvolver novos processos para esses equipamentos”, diz Fernando que traz como exemplo produtos que facilitam os efeitos a laser.

Propósito

“Desde o começo, a ideia é levar para a indústria novos formatos de como produzir, usar nosso conhecimento e a necessidade do mercado em conseguir trabalhar com mais eficiência os artigos têxteis. Melhorar o formato de produção de nossos parceiros e usar da tecnologia para desenvolver novos produtos. Conseguir trabalhar da forma mais inteligente possível, através de processos inteligentes para produzir mais com menos consumo de água, energia e mão de obra, “, finaliza Fernando.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação