Ian Berry transforma denim em jardim suspenso em Nova Iorque

Toda arte imaginável, pode ser concretizada no tom azul do índigo. Até mesmo a fantasia mais colorida do universo infantil. É dessa convicção, que nasce cada trabalho do artista Ian Berry. Conhecido por realizar obras de arte exclusivamente confeccionadas em denim, usando principalmente técnicas como telas com colagens do tecido em diferentes tonalidades, o artista mostra agora uma nova faceta da sua arte. Evoluindo em sua mais nova exposição para a linguagem envolvente da instalação, a mostra intitulada “The Secret Garden” ( O Jardim Secreto) suspende cipós, flores e plantas confeccionadas pelo exclusivamente no tecido, na parte superior do museu infantil de Nova Iorque, em Manhattan.

E já que o segmento azul é extremamente ligado às inspirações das artes plásticas, cada novo projeto do de Ian Berry representa uma referência concreta – especialmente para o Visual Merchandising. Em The Secret Garden, o blue denim se transforma em uma encantadora fábula repleta de cipós, flores azuis e animais silvestres. Tecidos recortados com fidelidade e esculturas de coelhos e pássaros constituem o ponto alto da exposição.

O museu que tem como missão transformar famílias com o poder da arte, foi preenchido com diversas flores, plantas e borboletas criando um jardim urbano mágico inspirado em Alice no país das Maravilhas. Além da rica paisagem, a mostra leva ao universo infantil um pouco da história do algodão e do denim, esclarecendo como esses materiais fazem parte das roupas no dia-a-dia.

A mostra de Ian Berry contou com o expertise da lavanderia italiana Tonello, e a matéria prima da fabricante americana Cone Denim; e estará aberta a visitação até abril no Children’s Museum of the Arts (103 Charlton St. NYC 212.274.0986).

FONTE: Vivian David | Fotos: Reprodução / ianberry.org