A Renner participou da maior edição do Fórum E-Commerce Brasil que aconteceu entre 30 de julho e 1 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo, reunindo 270 expositores e 350 palestrantes que abordaram assuntos como Marketing & Vendas, Gestão & Operações, Tecnologia & Inovação e Marketplace.
A Renner, que tem mais de 100 anos e, vem se renovando constantemente, sempre aberta às mudanças, trabalha com a tecnologia à seu favor em um mundo onde o consumidor está cada vez mais conectado, interagindo com a marca, com o produto, em vários lugares, principalmente nas redes sociais. As pessoas estão cada vez mais figitais. “Esse cliente pode ir na loja física, encontrar algo legal, compartilhar em alguma rede social ou enviar pelo whats para algum amigo dar sua opinião. Pode fechar a compra lá ou através de um canal digital. Essa é a jornada de hoje”,comenta Flavio Reis, CTO das Lojas Renner que apresentou a palestra – “Transformação digital na moda: IA na detecção de tendências e assertividade de produtos”.
Atualmente, são lançadas milhares de micro tendências, porém, nem todas servem para todos os públicos. Por isso, a empresa faz essa curadoria para entender tais inspirações, traduzindo e disponibilizando aos clientes, de acordo com a preferência de cada um.
“Essa curadoria, não só identifica, mas também entende sobre as tendências que iremos apostar. A Renner tem uma obsessão por encantar o cliente e nossa missão é buscar formas de realizar isso. Quando transformamos essas tendências e novidades em produtos, disponibilizamos esses itens aos clientes no canal adequado para cada um, no tempo certo, entendendo a necessidade que ele tem”, afirma Flavio.
O profissional abordou a questão da sustentabilidade nessas escolhas, pois quando identifica essas tendências e, realiza as apostas corretas, a empresa é mais sustentável, pois deixa de produzir artigos que muitas vezes não seriam vendidos e, que causam impacto ao meio ambiente.
Sobre a importância da Inteligência Artificial em todo o processo do magazine, Flavio falou sobre o case de uma cliente e o passo a passo desde a captação do insight de uma tendência que vem sendo pesquisada, passando pelo desenvolvimento do produto, produção, transporte e toda a logística envolvida, a venda, análise dos dados e a definição sobre a recompra, analisando o que deu certo em loja e outros canais de venda e, o que não deu certo. Flavio pegou como exemplo o shape balonê, que através da IA e a pesquisa com a cliente, foi detectado como uma tendência que queriam que tivesse na empresa, colaborando para uma coleção mais assertiva.
“Aplicar o IA reduz o tempo desse processo. Realizamos a coleta de informações no mercado em tempo real, análise das tendências, da concorrência, velocidade e força de como as peças se comportam no mercado”, comenta Flavio.
Flavio enfatizou a importância da equipe estar conectada entre si, pois não adianta de nada, toda a tecnologia do mundo se não estiverem alinhados, juntos, se aperfeiçoando e se renovando sempre. No final da palestra, toda a equipe presente no evento, subiu ao palco.
Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação