ITM lança tecidos de fio reciclado e tingimento com corantes naturais

Durante a próxima edição do Inspiramais 2021_I, que acontece entre os dias 14 e 15 de janeiro, em São Paulo, a ITM irá apresentar a EcoFio+. A linha é formada por tecidos feitos com fios reciclados de algodão e tintos com corantes naturais e com redução no uso de recursos em todas as etapas do tingimento.

A família de produtos sustentáveis conta com corantes naturais obtidos pela extração direta dos pigmentos de componentes da natureza, tendo cada um dos quatro corantes básicos utilizados sua fonte direta. Além disso, o processo de tingimento consome normalmente menos energia, menos água, menor quantidade de produtos químicos e auxiliares e também, é executado em menor tempo.

Os corantes da linha são: o amarelo, produzido à partir da extração do pigmento das raízes de cúrcuma; o carmim, obtido do pigmento vermelho produzido à partir da Cochonilha, um inseto de origem mexicana; o verde, extraído pela extração do pigmento verde da Alfafa; e o laranja, atingido pelo tratamento do pigmento extraído a partir da semente de Urucum.

Entre os lançamentos, o destaque fica com o tecido Iguaçu, composto por 70%de fios de algodão reciclado, o que resulta em um visual mais rústico. O produto conta ainda com 30% de fios de poliéster, tem gramatura de 330g/m2 e largura de 1,50m.

Há ainda o tecido Bocaina, combina 16% de fios de algodão reciclado com 84% de fios de algodão. Essa mistura dá um visual natural e mais leve para o tecido. A gramatura é de 326 g/m2 e largura de 1,52m.

Vale destacar que, recentemente, a empresa anunciou o seu ingresso na plataforma BCI, aumentando a oferta de produtos com algodão produzido de forma sustentável.

Fonte: Redação | Fotos: Divulgação