Jeanswear é destaque dentro das coleções das grandes varejistas

Nós observamos uma crescente no mix de produtos jeanswear dentro das coleções das grandes varejistas. O denim, que ganhou destaque na moda nos últimos anos, garantiu também seu espaço dentro dos grandes magazines através de coleções especiais e campanhas exclusivas.


Um bom exemplo foi a recente parceria da C&A com a Vicunha, que trouxe uma coleção especial com tecidos da têxtil brasileira. Segundo Claudia Albuquerque, diretora de Compras e Produtos da C&A, a ideia é continuar investindo no jeans premium através da plataforma Denim Special Edition.


“Com essa coleção (em parceria com a Vicunha), nós trouxemos para as clientes uma diversificação maior de modelagens, lavagens e detalhes em calças, shorts e saias, com inovações criadas em parceria com a Vicunha. Outra novidade que desenvolvemos com esta plataforma foram as calças em soft denim, um tecido que mistura o visual do jeans com o conforto do moletom e oferece mais liberdade de movimento”, comenta Claudia.


Apesar de não poder falar em números, a diretora afirma que todo coleção, inclusive as parcerias da C&A Collection com grandes estilistas, são pensadas para conter no mix de produtos peças de jeans ou sarja, tanto para o segmento feminino quanto para o masculino.
Quando questionada sobre a evolução do jeans nos últimos anos, ela ressalta: “A mulher brasileira é apaixonada por jeans. Por isso, o nosso esforço é direcionado para sempre trazer algo de novo para nossas consumidoras. Há alguns anos, antes do jeans voltar a ser tendência, nós criamos um departamento específico para cuidar dessa categoria de produto”.


“Inovamos a exposição em loja, para que nossas clientes pudessem ter uma visão mais abrangente das variedades e facilidade de escolha. A C&A mantém um diálogo constante com as consumidoras por meio do Conselho Fashion, que reúne mais de 1500 clientes de diversas regiões do Brasil. A mudança da forma como tratar o jeans no ponto de venda se deu em função dessas pesquisas e foi implementada pela C&A de forma pioneira no Brasil”, finaliza.





Outra grande varejista, a brasileira Riachuelo, afirma que o jeans é muito importante para a empresa, representando cerca de 30% no mix de produtos geral. Segundo a equipe de estilo da marca, são lançados mais de 300 novos modelos por mês, englobando todo universo denim: camisas, jaquetas, coletes, shorts e bermudas, saias, vestidos e macacões. Além disso, por controlarem a própria produção e lavanderia, a Riachuelo afirma ter agilidade em repor os modelos de grande saída e desenvolver com muita agilidade e rapidez novos modelos com o que eles chamam de “DNA campeão”.


Sobre a evolução do mercado de jeanswear, a empresa é direta: “A evolução deste segmento é grande! Temos um controle rígido em nossas fábricas para garantir qualidade e design em nossos produtos, com diversos recursos a nossa disposição. Entre eles, maquinários de última geração, lavanderia interna, estamparia, trabalhos com laser, setor de customização, entre outros. Além disso, temos um time somente dedicado a este universo, para desenvolvimento de novos produtos, acompanhamento de mercado e lançamentos de produtos e tecidos dentro e fora do Brasil. Tudo isto nos possibilita um ambiente propício para inovação e atendimento rápido a demanda de nossos clientes”.





Na Renner, o jeans também está em foco. Segundo Fernanda Feijó, gerente sênior de desenvolvimento e estilo da empresa. “Cada vez mais a Renner vem investindo em produtos denim, tanto em quantidade quanto em qualidade. As nossas coleções estão sendo elaboradas a partir de muita pesquisa e um desenvolvimento extremamente focado aliado a uma cadeia de fornecimento especialista”, explica Fernanda.


A empresa também não fala em número, mas afirma que está lançando constantemente novas coleções e atualizando as peças nas araras das lojas. “Semanalmente novos produtos podem ser encontrados nas lojas porque a nossa equipe de desenvolvimento está sempre em busca das novidades do mercado. Aliado a isso, temos parcerias com as melhores tecelagens do mundo que garantem sempre em nossas coleções tecidos inovadores, com acabamentos modernos e que correspondem as tendências lançadas pelo mercado mundial”, explica a gerente.


As três marcas contaram que ações especiais com foco no jeanswear nas redes sociais e na internet, além de corners exclusivos nas lojas são maneiras de destacar o jeans dentro do mix de produtos nos pontos de venda físicos.

MARINA COLERATO | FOTOS: REPRODUÇÃO