Luiza Trajano aborda sua nova campanha interna: “Foca na venda”

Garra, otimismo, determinação e “FOCA NAS VENDAS”. Essas são palavras que descrevem muito bem Luiza Trajano, proprietária da rede de varejo Magazine Luiza, que nos deu uma injeção de ânimo e superação em meio ao cenário político e econômico que estamos passando. “Gostaria de dar os parabéns pela insistência da equipe do Guia Jeanswear, pois recebo mais de 300 pedidos de palestras por dia e, não atendo à todos e, também pela iniciativa de promover esse encontro em um momento de crise”, afirma Luiza. E continua: “Sou apaixonada pelo Brasil, na nossa empresa cantamos o Hino Nacional toda segunda-feira de manhã, sou otimista e tenho certeza de que tudo irá melhorar”. Ela disse ainda que evita ler notícias ruins porque a falta de entusiasmo e a reclamação constante fazem mal para a alma. Por isso, ressalta a importância de ver e celebrar as coisas boas da vida, mesmo em meio à crise. “Não temos autoestima, a gente adora falar mal do país”, comenta Luiza.


Com mais de 20 mil funcionários diretos, 780 lojas em 16 estados e 40 milhões de clientes, a nona maior varejista do país mantém atualmente a campanha motivacional para seus vendedores #focanavenda com a imagem de uma foca (o animal) enfatizando a necessidade de trabalhar o ponto de venda. “Somos todos vendedores, eu adoro ser vendedora. Como empresária não quero saber da crise, temos que focar nas vendas, foco no que realmente importa. Podemos fazer de 2016 o ano da vitória contra a crise”, afirma Luiza.

Além disso, a empresa estimula seus funcionários com prêmios e benefícios (bonificações, viagens, planos de saúde estendido aos familiares, bolsas de estudo, entre outros) e muito treinamento.


Segundo Luiza são vários os fatores para se diferenciar no mercado: atendimento, inovação (pensar fora da caixa), qualidade, produtividade, sabedoria, humildade, consciência, adaptação, e principalmente ética e propósito: “A empresa que não tiver ética e propósito não vai sobreviver nos próximos 10 anos”, diz Luiza. Outro ponto importante abordado pela empresária é necessidade de oferecer o que temos de melhor e pegar o que as pessoas tem de melhor. “Preciso de funcionários envolvidos com a cabeça, coração e o bolso. As pessoas precisam estar motivadas. Sempre faço essas três perguntas: O que faz e não deveria fazer? O que não faz e deveria fazer? E o que faz e deveria continuar a fazer?”, comenta Luiza. E continua: “As pessoas não têm tempo para nada, mas querem ser chamadas pelo nome”.


Em tempos de instabilidade econômica ela ressalta que é preciso traçar metas menores e ir acrescentando outras conforme for concluindo as primeiras motivando sempre os funcionários. Outro detalhe importante é brigar menos e ser mais feliz. “A gente nasce para ser feliz, mas a gente passa 99% do tempo querendo ter razão. Quando a gente aprende a brigar menos, mudamos nosso nível de vida e inteligência espiritual”, afirma Luiza.


Confira outras dicas para crescer e obter sucesso.

– Faça com os outros o que gostariam que fizessem com você

– Pense grande mas mantenha o financeiro muito claro

– Cuidado com o fluxo de caixa: não misturar faturamento com conta pessoal ou com os cabides de emprego

– Seja corajoso, assuma riscos

– Adapte-se às mudanças

– Faça acontecer

– Nosso desafio é ser grande e continuar pequeno, com atendimento exclusivo, acolhedor

– Aceite as críticas: só crescemos quando escutamos o que não queremos ouvir

– União para fazer sempre o melhor

– Renovação para atingir nosso objetivos

– Tem poder quem tem conhecimento

E por fim – Comece fazendo o que é necessário e depois o que é possível

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: Kate Bucioli