Marcas apostam em qualidade e detalhes diferentes na FIT

Aconteceu entre os dias 30 de maio e 2 de junho a 45ª edição da FIT 0/16 (Feira Internacional do Setor Infanto-Juvenil/Teen e Bebê), no Expo Center Norte, em São Paulo. O Verão 2016 traz muitas estampas e referências à paisagens bem brasileiras com praias, folhagens e flores, além de cores vivas que permeiam diferentes peças. Para um público e um mercado cada vez mais exigente e que ganha concorrentes fortes vindos de fora, como a GAP Kids e Zara Kids, a solução é investir em qualidade e detalhes que garantem um visual moderno com cara de criança. Segundo dados da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), foram produzidas 1,5 bilhão de roupas infantis em 2013 com um consumo interno de 1,6 bilhão, onde a região Sudeste lidera juntamente com a classe média que exige e conhece peças mais sofisticadas e com informação de moda. Confira as principais tendências para o segmento jeanswear.

Grupo Karapalida: há 20 anos no mercado o grupo de Cianorte (PR) detém as marcas Karapalida (kids- masculino e feminino com numeração até o 14) e Oufashion (teen somente no feminino – P, M, G). Para o Verão a natureza tropical inspira peças super estampadas em coleções com mais de 120 modelos em cada marca. Destaque para as blusas soltinhas, camisas cut off no denim com manchas esbranquiçadas, além de minissaias e shortinhos com padronagens que remetem ao mar, florais ou de bichos. Os aviamentos decoram diferentes peças com tachinhas, botões e aplicações exclusivas como as coroas. Rendas surgem nas barras conferindo aspecto artesanal. Em lavanderia são trabalhadas manchas, efeitos tie dye e aspecto used, além do delavê com reservas de cor. As skinnies surgem com estampa de coqueiros ou lavagens mais escuras. Destaque ainda para a flare e cinturas mais altas. As cores giram em torno do amarelo, laranja, pink, verdes e azuis.

Joy: a marca do grupo Morena Rosa tem uma linha extensa para crianças com vestuário, moda praia e acesssórios. Para a próxima temporada a novidade fica por conta da linha Teen que vai do 12 ao 18 com muitos shortinhos, minissaias e efeitos vintage com bigodes, rasgos e puídos e tons bem lavados. Macaquinhos estampados, skinnies, camisas em dip dye e camisetas com recorte quadrado no delavê com tachinhas completam a coleção repleta de cores vibrantes como laranja e verde limão. Já a linha kids com numeração do 1 ao 4 (baby) e do 6 ao 16 (baby) traz os licenciados Disney – Divertida Mente, Frozen e a gatinha Marie que estampam camisetas e vestidos, além de tons em verde, amarelo e rosa. Os fits continuam slims com pegada moderninha. Destaque para os macaquinhos e macacões, saias transpassadas, além de bermudas colors e calças com a barra virada para os meninos.


Puramania: sempre moderninha e com muito trabalho em lavanderia a marca que abrange o público teen e infantil traz um super lançamento: a coleção “Mini Me” com peças tal pai tão filho ou mamãe e filha iguais em looks super descontraídos como salopetes que ganham marmorizados e rasgos, minissaias com flores super coloridas, vestidos estampados ou calças com esbranquiçados. O Verão 2016 vem inspirado no náutico com listrados e âncoras, mas também surgem paisagens tropicais e cores que passeiam entre os verdes e azuis. Destaque para a calça destroyer com suspensórios que promete ser uma das mais vendidas da estação, além de shortinhos no delavê e bermudas com efeitos tie dye. A marca trabalha uma infinidade de aplicações em rendas, detalhes de aviamentos e estampas a laser com desgastes. Para as meninas, shortinhos, minissaias e skinnies com rasgos e puídos. Para eles, bermudas e calças slim com barras viradas e esbranquiçados. Os bebês usam o denim bem levinho em bodies e macaquinhos.

D.Viller: sempre presente na FIT a marca de Belo Horizonte atende a linha kids que vai do 2 ao 12 e a teen com numeração do 10 ao 18 com uma moda repleta de detalhes como tramas artesanais, estampas florais, de bichos ou de caveiras para os meninos, tachinhas e colors em calças, saias, bermudas e shorts.



Tommy Hilfiger: modernidade e simplicidade são palavras-chave da marca americana que segue sua linha adulta em peças confortáveis com cara de criança mas com detalhes que fazem toda a diferença. Para as meninas, lindos vestidos ou macaquinhos em chambray e estampas de coração. Já os meninos passeiam com bermudas e shorts colors ou com microestampas gráficas.

Richards: a marca carioca que desde 2012 trabalha com a linha infantil (2 a 16 anos) mescla peças clássicas e atemporais como as bermudas colors em algodão à modernos vestidinhos e saias para as meninas.

Mandi: sempre moderninha e com inúmeras opções em lavagens a marca investe no conforto do denim moletom com desgastes e aspectos useds como bigodes, esbranquiçados e colors como o turquesa, bege, azul Klein, amarelo e laranja.




Ellus Kids: o aspecto de couro resinado vem em tons de vinho e azul. Ainda em lavanderia efeitos metalizados no dourado, rasgos e manchas fazem sucesso assim como na linha adulta. O logo da marca vem estampado na bermuda masculina com fundo caramelo e o animal print estilizado faz sucesso em diferentes tons da calça feminina.

VR Kids: aqui o destaque fica por conta da profusão de lavagens com leves interferências e a malha denim mesclando conforto e fit mais justo. As bermudas ganham estampas divertidas como óculos ou minipoás em diferentes tons de azuis, além de sarjas em tons neutros e estampas de folhagens. Para os babies lindas jardineiras, calças com cintura regulável e skinnies colors.

Levi´s: a marca busca a melhor modelagem em diferentes lavagens tanto para a linha baby, quanto para kids ou teen. Sempre há novidades como as estampas de cerejas, estrelas ou florais coloridos ou no fundo azul. Aviamentos exclusivos e mistura de tecidos como moletom e denim ganham destaque no Verão. Para os bebês, os bodies surgem com babados e as jardineiras vêm com estampas de coração no rosa. Para os meninos looks arrumadinhos mesclando calças slim com leves manchas e camisas, além de calças cargo com padronagem camuflada e bermudas mais leves no branco ou goiaba.

Green: super criativa a marca atende desde bebês até a linha kids com peças leves e confortáveis como o casaqueto ou saia transpassada em denim. Destaque para as estampas em peças de algodão bem fresquinhos.

Luluzinha: marca de Minas Gerais que atende meninas românticas do tamanho 1 ao 12 com muitas pérolas aplicadas, rendas, babados, aplicações de flores, lacinhos e estampas florais. A lavagem delavê com manchas surge em calças, shortinhos e saias.

Oliver: meninos do 1 ao 16 vêm super moderninhos em tons vibrantes e lavagens limpas em calças com bigodes, macaquinhos e bermudas com bolsos aparentes ou ainda com desgastes e barras viradas.

Claire: a marca de Maceió investe em peças leves como as saias e vestidos em chambray com detalhes de aviamentos e sianinhas no vermelho ou ainda babados e mistura de tecidos estampados.

Crawling: há 20 anos no mercado a marca com showrrom no Brás veste meninos e meninas do 1 ao16 com foco no jeanswear em diferentes lavagens e modelagens. Muitas calças já vêm com cintinhos coloridos. O fit segue slim com rasgos e esbranquiçados. Estampas de folhagens no fundo azul fazem graça nos macaquinhos.

Pimpolho: a marca trabalha mais de 60 linhas, desde o recém nascido até a numeração 32 com a marca Queropé. Destaque para o “peep toes” e o tênis no chambray bem clarinho ou ainda o modelo com velcro no denim bruto e costuras aparentes.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR / REPRODUÇÃO