As marcas de luxo estão adentrando cada vez mais no metaverso. Dia após dia, uma nova grife investe em artigos voltados para o mundo virtual, em projetos cada vez mais diversificados.

É possível dizer que nomes como Louis Vuitton, Balenciaga e Gucci – que chegou a criar um espaço interativo dentro do aplicativo Zepeto – abriram caminho para este tipo de investimento até aqui, com lançamentos voltados para o “vestir” dentro no mundo virtual. A partir daí, outras marcas estão se aventurando no mercado e apostando em parcerias para tal.
Entre as últimas novidades está a Philipp Plein, que desembolsou o equivalente a 1,2 milhões de euros para adquirir um enorme terreno no metaverso Decentraland, e até mesmo a própria Gucci, que investiu em um espaço na plataforma digital dedicada aos videogames, The Sandbox, para criar “experiências imersivas”. Já a Prada apresentou uma linha esportiva totalmente voltada para o videogame de esportes radicais Riders Republic – com equipamentos virtuais como esquis, motos de neve e fat bikes.
Outro ponto que tem ganhado força no mercado de luxo é a aposta nos NFTs, “tokens não fungíveis” certificados como únicos e não intercambiáveis no mundo virtual graças ao blockchain. Semelhante aos certificados de autenticidade, esses ativos digitais são invioláveis e permitem que as marcas criem novos modelos exclusivos em versão digital ou em conjunto com sua contraparte física.
Contudo, o fato não impediu que outros players reproduzissem virtualmente os produtos de marcas conhecidas, como bolsas Hermès ou tênis Nike, para revendê-los na web. Mas isto não inibiu o investimento no universo.
Dolce & Gabbana, AZ Factory e Givenchy, associadas ao designer gráfico Chito, projetaram suas NFTs, seguidas pela Balmain, que fez uma parceria com a Barbie. Por sua vez, a Prada lançou um projeto NFT de arte com a Adidas em janeiro. A Kenzo que, paralelamente à primeira coleção cápsula do novo diretor artístico, Nigo, criou 100 NFTs que serão distribuídos por sorteio aos clientes que comprarem um peça física da coleção e forem cadastrados no site. Os escolhidos terão acesso a conteúdos exclusivos “no mundo de Kenzo”.

Há ainda a estreia da Ambush, marca japonesa da designer americana-coreana Yoon Ahn, que está prestes a se apresentar em Milão. A partir de 14 de fevereiro, a coleção “Reboot” de 2.200 NFTs está à venda na web em 3D, reproduzindo anéis inspirados em seu emblemático design pop Pow!, o mesmo que levou a designer ao sucesso nos anos 2000, quando começou a criar joias.
Assim como a Kenzo, os proprietários destes NTFs da Ambush se beneficiarão do “acesso exclusivo a eventos online, bem como bônus e vantagens especiais”. A marca também se juntou ao aplicativo Discord e criou um servidor.
Em um comunicado à imprensa, a Ambush explica que quer “criar uma nova comunidade no metaverso para receber e se conectar com os fãs virtualmente”. Os NTFs não são apenas tokens digitais, mas sim uma espécie de “carteirinha de associado“.
Outro exemplo de NFTs de SuperGucci, do início de fevereiro, vendido pela marca pertencente ao Kering em seu site Vault, criado com a especialista em brinquedos artísticos, Superplastic, e combinados com figuras reais em porcelana pintada. No processo, a Gucci está desenvolvendo sua e-concept store Vault, inicialmente destinada à revenda de suas peças de arquivo, em um ambiente de experiências digitais.
Segundo Alessandro Michele, o site, que também acaba de abrir uma conta própria no Instagram, é “um espaço onde o passado, presente e futuro convivem pelo poder da imaginação“. Ainda através da Vault, a marca se juntou ao Discord para criar o servidor Gucci Vault Discord, e anunciou nas redes sociais a compra de um terreno virtual no jogo The Sandbox, sob a bandeira da Vault. O objetivo é multiplicar experiências e ocupar o terreno, explorando todas as possibilidades desse novo universo.

O mercado ainda conta com a OTB, grupo que engloba marcas como Jil Sander, Maison Margiela e Marni, por exemplo, criou a BVX (Brave virtual xperience), uma empresa inteiramente dedicada a possíveis desenvolvimentos no metaverso. A Balenciaga também anunciou que está considerando a criação de um departamento dedicado.
Fonte: Redação | Fotos: Reprodução