Marta Ortega é nomeada nova presidente da Inditex

Filha de Amancio Ortega, fundador da multinacional espanhola Inditex, Marta Ortega Pérez foi nomeada presidente do grupo têxtil, com efeitos a partir do dia 1º de abril de 2022. O anúncio foi realizado para a Comisión Nacional del Mercado de Valores, o órgão de supervisão da bolsa de valores na Espanha.

Marta Ortega substitui Pablo Isla, que ocupa o cargo desde 2011. O conselho concordou com outras alterações na gestão da empresa, com sede na cidade galega de Arteixo, que serão submetidas a ratificação na próxima reunião de acionistas do grupo e com a qual culmina um processo de transferência de gerações, que começou em 2011 com a substituição de Amancio Ortega por Isla como presidente.

“Sempre disse que dedicaria a minha vida a desenvolver o legado dos meus pais, olhando para o futuro, mas aprendendo com o passado e ao serviço da empresa, dos nossos acionistas e dos nossos clientes, no lugar onde sou mais necessária”, afirmou a filha do fundador do grupo.

A executiva trabalhou em diferentes áreas do grupo, durante os últimos 15 anos, particularmente no reforço da imagem de marca e da proposta de moda da Zara, uma área que continuará a supervisionar.

As mudanças marcam a saída de Isla de um grupo que dirigiu durante 17 anos, primeiro como vice-presidente e CEO desde 2005 e a partir de 2011 como presidente, cargo que ocupará até o dia 31 de março de 2022.

“Gostaria de agradecer à direção, e especialmente a Amancio Ortega, pelo apoio e confiança depositada em mim durante todos estes anos. Agora acreditamos que é tempo de enfrentar esta nova etapa, com Marta Ortega como presidente”, disse Isla após o anúncio.

A multinacional, que se define como “uma das maiores empresas de distribuição de moda do mundo”, foi fundada em 1963 como uma pequena empresa e conta atualmente com 6.654 lojas em 96 países, com um portfólio de marcas como a Zara, Pull&Bear, Massimo Dutti, Bershka e Stradivarius.

Fonte: Redação | Foto: Reprodução