O mercado infanto-juvenil, um dos segmentos mais lucrativos da moda, de acordo com relatório da Mordor Intelligence, empresa indiana de análise e consultoria, faz seu début na passarela da 30ª edição do Minas Trend, de 24 a 27 de outubro, no Minascentro, reunindo 40 marcas do setor durante desfile de lançamento do projeto Minas Trend Kids, no dia 25, às 18 horas.
O projeto Minas Trend Kids – Baby e Teens é encabeçado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e tem apoio do Sindivest-MG. A iniciativa, coordenada pela empresa Top Agency, com patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) e da Belotur, é o primeiro passo para a inclusão definitiva do segmento no salão de negócios, que se efetivará na temporada primavera-verão 2024, durante a 31ª edição do evento, em abril de 2024, de acordo com a presidente da Câmara da Moda da FIEMG, Mariângela Marcon.
Para se ter ideia da margem de ganhos do mercado infanto-juvenil (que inclui vestuário, calçados e outros tipos de produtos), ela cita o relatório da Mordor Intelligence, que aponta crescimento estimado em US$ 258,35 milhões em 2023 e US$ 335,26 milhões até 2028, expandindo a 5,35%, de acordo com o indicativo da taxa de crescimento anual, Compound Annual Growth Rate (CAGR).
Mercado em potencial
Para a gestora da Câmara da Moda, não há dúvidas de que esse nicho é promissor. “O mercado de moda infanto-juvenil trabalha com uma margem de lucro de 30%, e isso facilita sobremaneira investimentos em inovação. Além disso, esse segmento é altamente competitivo”, reitera Mariângela. No Brasil, a moda infantil cresce em média 6% ao ano e representa 16% do setor têxtil, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Vale lembrar que o país desponta como o quinto produtor têxtil do mundo e que 90% do setor do vestuário nacional é representado por micro e pequenas empresas.
Diagnóstico de mercado
“A FIEMG acompanha os desdobramentos do mercado e vários fatores nos despertaram para a urgência da inserção da moda infanto-juvenil no Minas Trend. O primeiro deles é que existe uma demanda constante de um consumidor em idade de crescimento que faz desse segmento um mercado importante a ser explorado”, pontua Mariângela. Para corroborar essa realidade, dados do censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil possui uma população de 10,6 milhões de crianças e adolescentes com idades entre 0 e 14 anos, o que representa um potencial de compra bastante elevado para ser desprezado pelas empresas do ramo varejista, segundo Mariângela.
Passarela outono-inverno 2024
Marcas como a Precoce, de vestuário, e a Maria Lua Calçados apostam nesse filão e estarão na passarela da temporada outono-inverno 2024 do Minas Trend, além de integrar o salão de negócios do próximo ano. “Vamos apresentar na passarela seis looks da nossa coleção outono-inverno 2004, que se chama “O Incrível Mundo dos Porquês”. O diferencial da Precoce são as estampas exclusivas e coloridas, que levam em conta temas lúdicos e de interesse da criança e do adolescente, além da utilização de algodão certificado com selo da Embrapa”, afirma a diretora da marca, Maria Thereza Gontijo.
Atuação promissora
Com 37 anos de mercado e foco na produção de roupas para bebês, crianças e adolescentes, a Precoce é uma empresa familiar. A produção, com fábrica em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, contabiliza 20 mil peças por mês e gera 80 empregos diretos e outros 200 indiretos, por meio da contratação de costureiras que trabalham em cidades vizinhas. Para Maria Thereza, a pandemia obrigou as marcas a investirem em vendas on-line, demanda concretizada pela Precoce. A grife mantém um site e um canal no Instagram (@precoceoficial) que serve como cartão de visita da marca, ao mesmo tempo em que continua a apostar alto nas vendas por pedido, mantendo 25 representantes com escritórios em praticamente todos os estados brasileiros.
“O sucesso da marca em parte é atribuído ao desenvolvimento de três coleções por ano, mantendo o fluxo de produção sempre constante na fábrica. Como o salão de negócios do Minas Trend acompanha o calendário de lançamentos, acredito que a participação no evento será importante para o crescimento da Precoce, que tem a intenção de expandir suas vendas para o exterior.”
Protagonismo feminino
Fundada há 14 anos apenas por mulheres, a Maria Lua Calçados, da matriarca Jandira Gonçalves Farias e suas filhas Tayse e Morgana, é uma empresa familiar com fábrica em São João Batista, Santa Catarina, onde produz calçados infantis do tamanho 20 a 37. A Maria Lua mantém 20 empregados na fábrica e outros 50 prestadores de serviços que trabalham em ateliês da região, produzindo um total de 7 mil pares por mês para a temporada de verão. Os calçados da marca são artesanais, feitos à mão, e essa produção diferenciada é fruto de mão de obra especializada, segundo Tayse, estilista da marca.
Para o lançamento do Projeto Minas Trend Kids – Baby e Teens, a Maria Lua aposta na delicadeza dos calçados Mary Jane, clássico da moda e forte tendência para a temporada do inverno 2024, além das botas texanas, com estilo mais boho, e dos calçados em jeans e ornamentados com flores e laços, detalhes trabalhados pela marca. “Basicamente, lançamos duas coleções por ano, além das cápsulas que são coleções de reforço. Como o inverno 2024 é mais elaborado, a expectativa é produzir cerca de 6 mil pares por mês”, acrescenta Tayse.
A expectativa de participação no salão de negócios do Minas Trend é a melhor possível, segundo ela. “Abraçamos a ideia porque no nosso ramo há muita dificuldade de chegar aos clientes certos, e o Minas Trend será uma importante plataforma para a consolidação dos nossos negócios, uma vez que o evento mantém elevado padrão de lojistas e empreendedores no mercado da moda”, acredita.
Clique aqui para comprar os ingressos para assistir ao desfile do Minas Trend Kids, dia 25/10, às 18h, no Minascentro.
Fonte: Redação | Foto: Divulgação