Mudanças no fit elevam vendas em denim na C&A

Aumento nas vendas de negócios do segmento denim nas coleções feminino (17,4%), e adulto (7,8%) com relação ao ano de 2014; e na comparação com as previsões estimadas para o ano vigente. Assim caminham os resultados no volume de negócios realizado pela C&A Europa.



De acordo com a diretora de projetos de design estratégico, Helen Walczak, os números não são mera coincidência: o resultado bem-sucedido é um mérito do sortimento em denim, e da escolha assertiva dos fits interpretados no material. “Decidimos relançar o nosso programa de denim de adulto porque o material é um dos produtos onde o fit é mais crítico. É muito subjetivo: todas as mulheres tem um ponto de vista diferente do que pretendem do seu jeans, por isso sabíamos que se conseguíssemos fazer isto bem, teríamos resultado”, comenta Helen, antecipando que a varejista ficou “entusiasmada com os resultados”.



Entre as mudanças envolvidas, a companhia realizou a redefinição das formas do corpo do núcleo de clientes das três marcas: Canda, Yessica e Clockhouse. Para todas, ocorreram classificações e ajustes para cada intervalo de tamanho, desenvolvimento de novos moldes e divulgação das mudanças para as equipes de design, desenvolvimento, e núcleos de sourcing. Cerca de 60.000 corpos europeus foram escaneados, representando o cliente alvo nos 21 países onde a C&A atua.



O saldo positivo deste trabalho realizado no tempo recorde de menos de um ano fica ainda mais impressionante tendo em conta o tamanho do desafio; já que as três marcas principais são pensadas para grupos etários e perfis de consumidores diferentes, espalhados em 21 países europeus,1.575 lojas, varejo online, e nove países – entre eles o Brasil. A varejista produz anualmente mais de 500 milhões de unidades de vestuário e calçado para homem, senhora e criança, para clientes entre os 17 e os 70 anos, sendo a maior consumidora de algodão orgânico do mundo.



Outro aspecto essencial para o sucesso do projeto foi a decisão de alinhar a C&A o mais cedo possível nas novas normas e fits. Com cerca de 40% dos itens vendidos online e em loja devolvidos em função de ajustes de fit, a reformulação consistente da modelagem representou uma forma da rede varejista recuperar o dinheiro investido. Além disso, a comunicação de tais mudanças ao consumidor como parte do projeto culminou na adoção do esquema de certificação de ajuste de qualidade relacionado à modelagem, intitulado “Certificado de Ajuste Preciso Consistente da Alvalon”. Tal logotipo, uma espécie de “ISO”, consta tanto nas vitrines quanto na linha de vestuário, e aos poucos será extendido às linhas masculina e infantil.

VIVIAN DAVID | FOTOS: REPRODUÇÃO