Nova tecnologia promete jeans livre de contaminação

Atualmente são muitas as tecnologias que minimizam a indústria do jeans da culposa fama de gigante poluidor dentro do ciclo do vestuário global. Opções como o laser, o ozônio, as enzimas, as nanobolhas; e até mesmo o recurso upcycling aos poucos vem transformando o passado poluente do segmento em alívio, orgulho – e por último: valor agregado. Esta é a grande constatação deixada pela mais recente novidade exposta na feira Colombiatex, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de janeiro na cidade de Medellin. Desta vez, o alvo da tecnologia de ponta foi o terrível processo de aplicação de spray de permanganato de potássio no denim – até então, o último processo de acabamento do tecido para o qual ainda não havia sido criada uma opção livre de contaminação para o trabalhador.



Intitulada Laser Light PP, a tecnologia foi apresentada pela empresa espanhola Jeanologia durante o evento, juntamente com a divulgação dos classificados na segunda edição do Concurso de Desenho Vintage. A estratégia, além de incentivar o desenho made in Colombia – promove acima de tudo a idéia de que todos os efeitos passíveis de reproduzir a passagem do tempo de forma autêntica no jeans, atualmente possuem substitutos capazes de eliminar riscos ao trabalhador. Sendo assim, a criatividade dos participantes pôde ser exercida sem limitações quanto à efeitos ou técnicas – já que todas possuem alternativas sustentáveis.



Ricardo Morales foi o criador da peça vencedora, a qual foi submetida a um júri formado por representantes da Jeanologia, Inexmoda e Universidade Bolivariana entre outros. Entre os critérios avaliados para o veredicto, o júri atribuiu valor ao desenho que reproduziu com maior fidelidade as marcas da passagem do tempo, mantendo a exigência da total reprodutibilidade industrial, e da aplicação de processos sustentáveis em todas as etapas do acabamento proposto. Como prêmio o designer receberá uma viagem com todas as despesas pagas à Valência, para um curso de formação em design sustentável, e a peça vencedora, integrará a coleção acervo da Jeanologia.



De acordo com Carmem Silla, responsável pela comunicação da Jeanologia, haverá uma edição para este mesmo concurso no Brasil, e a máquina Laser Light PP será apresentada em terriório nacional durante a próxma edição da Febratex, que deverá ocorrer em agosto deste ano.

VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR