São muitas as questões do universo masculino que vem sendo reconsideradas no comportamento do homem moderno. Uma delas diz respeito ao que é ser bem-sucedido. Estamos vivendo uma era em que este sentido deixa de estar ligado exclusivamente às conquistas materiais. A liberdade de expressão, o direito à simplicidade, a permissão para viver de modo mais criativo tendo tempo para si – estes sim são os valores que refletem o status desejo do gênero na atualidade. E essa informação precisa constar nas roupas de maneira cada vez mais clara: através da oferta de produtos que falem de informalidade, como um novo valor de vida: e isso vale não apenas para as marcas de surf ou com pegada esportiva. Estamos falando da apresentação de detalhes com sentido de aventura e desalinho, em peças sofisticadas; e de um diálogo cada vez mais forte do jeans e do tênis, com a alfaiataria.
O lookbook de inverno da marca Imperial traz uma referência inteligente deste conceito, já que trabalha o público masculino que busca comunicar status de um modo atual e criativo. Na coleção correspondente ao Inverno 2017 nacional; o jeans rasgado e o visual lavado vintage tem status de peça cara. A skinny black gaba-se de seus rasgos, a confort vangloria-se da sua aparência batida. No mesmo look que veste uma calça detonada, temos o blazer puído na gola e o parka aventureiro substituindo o valor de um paletó. Manchas e desfiados agregam discurso destemido e viril: e este é o novo sentido de sucesso que de fato seduz o consumidor moderno. E no jeans detonado, bigodes, áreas clareadas em branco, buracos com tampões xadrez, efeito splatter, patches e reservas de pigmento elevam o status das peças no closet masculino.
Na lista de peças com argumentos de venda importantes para a próxima estação contempladas pela Imperial, temos a calça destroyed apresentada como escolha ideal para o blazer; a camisa denim desfiada e envelhecida, sugerida como coringa para quebrar o tom antiquado das peças sóbrias; a cargo, substituindo as falas arrumadinhas da calça casual; o parka black e o outerwear camuflado em tons de verde e laranja, atuando como a nova visão de outerwear formal. Importante sublinhar o efeito da lógica upcycling jogado nas peças de alfaiataria – e o bom apelo comercial dos tons de cinza no denim, associados ao vermelho vinho no look. Mas acima de tudo, o valor de moda agregado nos itens por detalhes puídos, rasgos, respingos e visual envelhecido – que na próxima estação vão estar sim, ligados ao novo conceito de sucesso e maturidade, que está definindo os novos rumos do gênero masculino.
VIVIAN DAVID | FOTOS: REPRODUÇÃO