Patches, bordados e muitas invenções nas jaquetas femininas

Tão importante quanto as calças, as jaquetas ganham cada vez mais espaço no vestuário feminino e completam qualquer look, seja ele total denim ou mesclado à peças mais sofisticadas e luxuosas. Para a temporada Inverno 2017 escolhemos referências que se destacam pelos fits mais curtinhos e ajustados chegando aos extremos de peças alongadas e até unissex.


Menos efeitos em lavanderia e mais elementos decorativos chamam atenção principalmente nos modelos que ganham aplicações e patches nos mais variados estilos que variam de logos e frases até figuras de animais, desenhos da natureza como arco-íris e cactos, frutas e sorvetes – tudo muito lúdico e criativo. Os bordados também chamam atenção e podem ser valorizados nas costas, bolsos ou por toda a peça. Aqui temos desde estrelas até as famosas flores, pássaros, entre outros bichos.


O aspecto artesanal sempre está presente no denim e para a estação ganha foco na tendência upcycling – reaproveitando materiais e tecidos em diferentes cores e estampas em lindos trabalhos de patchworks. Outra inspiração importante é a “colcha de retalhos” conquistada através de lavagens diferentes. A mistura de tonalidades no jeans enriquece o produto com ares de alfaiataria no artigo com brilho. Já o moletom em detalhes como no capuz garante a tendência esportiva que invadiu todos os segmentos da moda.


Mas para o público que não abre mão de uma boa peça destroyer ainda temos rasgos, puídos e desfiados, às vezes totalmente desconstruídas em jaquetas comfort e oversized ou em fits slims com golas e barras desfeitas e irregulares.


Como a moda anda cada vez mais democrática, todas as tonalidades são bem-vindas – do black aos azuis médios e delavê – valorizando cada detalhe somente com amaciados ou também com marmorizados e esbranquiçados. Ainda sobre os efeitos decorativos surgem miçangas coloridas e brilhos aplicados como cascata.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: REPRODUÇÃO