Peças-chave que não podem faltar no mix de verão

Croquis, encomendas de aviamentos, e desenvolvimento de etiquetas. As indústrias e confecções nacionais, já estão elaborando a todo o vapor as peças que vão vender na temporada de Verão 2014/15 nacional. E é bem no meio desta tarefa, que surgem algumas dúvidas, quanto às peças-chave mais importantes da temporada, ou mesmo quanto aos ítens verdadeiramente dotados de apelo comercial.



Para inspirar os leitores com sugestões capazes de elevar o mix em denim como um todo, bem como apresentar alguns consensos entre coleções internacionais, varejo net e peças requisitadas em editoriais, nesta semana nosso agrupamento foca ítens diversificados, proporcionando uma referência consistente para a elaboração do mix de produtos.



Iniciamos salientando a importância de compôr duetos passíveis de formar conjuntos nas coleções: seja pela formação de jaqueta+saia, colete+short, top em denim+bottom, etc. A idéia é oportunizar um look total denim instantâneo ao cliente, perfeitamente separável para a moda todo-o-dia. As aparências variam entre o beneficiamento bleached, o blue denim intenso, e o visual distressed com devorês.



Pensando a parte superior dos looks, os coletes possuem status e espaço maior nas coleções. Porém o grande desejo da temporada, bastante requisitado nos editoriais e numeroso nas coleções, consistiu no visual básico com cavas “frayed” (desfiadas). Também o colete branco mais longo e volumoso, e o utilitário mostram bom apelo comercial e coordenação para o dia-a-dia, e demonstram bom giro no varejo net.



Lembramos também a febre da graciosa saia skater, de tão elementar confecção. Apelo comercial garantido, e linguagem street diretamente relacionada com o público teen. Já a saia básica, pode ter barras alteradas para comunicar renovação, e permanece exigência no guarda-roupa índigo. Ainda no quesito básicos, o short permanece com cinturas mais elevadas e barra desfiada mais longa e irregular. As lavagens ácidas consistem no visual mais comunicativo de frescor, e também o mais “espaçoso” tanto nas coleções quanto nos editoriais.



Na linha de peças trendy com apelo volátil, temos a jumper-pants, dividindo espaço com os macacões tradicionais. Já o macacão curtinho, com frequência foi lançado no visual branquinho distressed, ou mesmo color, seguindo o mesmo estilo de barra desfiada dos shorts.



O mix de materiais influencia bastante o visual das jardineiras e salopetes femininas, que podem ganhar versões longas e frescas. Também as camisas de chambray leve, especialmente as masculinas, com frequência são atualizadas pela mistura de tecidos. Já nas femininas da peça, o espírito do verão está presente nos motivos étnicos, através de estampas ou bordados, um recurso que também é levado para as jaquetas, porém com maior intensidade e podendo ganhar complementos de aplicações.



No mix de calças, temos as skinnies florais, as estampadas em tonalidades de azul, o fit pijama, as croppeds mais relaxadas e com barras expostas, a flare (que também pode vir estampada), a boyfriend manchada e trabalhada, e o mix de coloridos, em variados tons de vermelho, laranja (cor mais forte da estação) e verde.


VIVIAN DAVID | FOTOS BBB: EQUIPE GUIAJEANSWEAR / DEMAIS FOTOS: REPRODUÇÃO