A Prada registrou um aumento record no lucro anual, isso se deve em partes ao foco da empresa no desenvolvimento da sua oferta no mercado. A marca de artigos de luxo obteve um aumento de 72,2% no lucro, que foi de 431,9 milhões de euros, um valor acima das estimativas. O volume de negócios cresceu 24,9% no ano, tendo atingido os 2,56 bilhões de euros, enquanto o lucro operacional subiu 50,3%, para 628,9 milhões de euros.
A casa italiana de moda indicou que, ao combinar uma procura por qualidade de design e inovação, a expansão internacional de sua rede e a constante atenção à eficiência, conseguiu um dos níveis mais elevados de crescimento no setor, e uma significativa melhoria na rentabilidade.
As vendas aumentaram 37,6%, enquanto as vendas comparáveis cresceram 23%. A Prada revelou que o canal de varejo contribui agora com cerca de 77,9% do volume de negócios do grupo. No final de janeiro, a empresa contava com 388 lojas geridas diretamente. Após 75 novas lojas em 2011, confirmamos a estratégia já comunicada e a inauguração de 80 lojas em média por ano para 2012 e 2013, afirmou a marca em comunicado. Metade destas novas lojas será em mercados de rápido crescimento, como a Ásia, Médio Oriente, Brasil e Marrocos.
Aliás, a Ásia-Pacífico tem um papel cada vez mais importante, tendo gerado um volume de negócios de 873 milhões de euros, o que significa um aumento de 42,2% em comparação com o ano anterior. No total do ano, a Europa registrou um crescimento de 16,8%, os Estados Unidos 20,2% e o Japão 16,2%.
O nosso grupo experienciou o melhor ano de sempre, uma fase importante que viu a chegada da Prada Spa na Bolsa de Valores de Hong Kong, afirmou o CEO da grife Patrizio Bertelli.
Nos últimos anos, focamos nas nossas marcas e em desenvolver a rede de varejo, perseguindo uma estratégia que nos permitiu lidar bem com os tempos difíceis do mercado, ao mesmo tempo em que aproveitou ao máximo as melhores oportunidades disponíveis em expansão. O que foi conseguido até agora com empenho irá ser a base para mais crescimento no futuro. Pretendemos consolidar a posição do grupo como líder no negócio de artigos de luxo em todos os mercados internacionais e iremos continuar a apostar na inovação, qualidade e respeito pela tradição, concluiu Bertelli.
PORTUGAL TÊXTIL | FOTO: REPRODUÇÃO










