Repertório para bordados, aplicações e aviamentos na Desigual

Hand made, mix de materiais, visual colorido e descontraído para o jeans que recebe ousadia maior em bordados e aviamentos decorativos. Assim se caracterizam as coleções da marca Desigual. O visual “carregado” da marca não economiza detalhes e enfeites singulares. Uma triagem seletiva, é passível de trazer boas informações para formação de um repertório de moda divertido e alinhado às tendências. As informações tem bom apelo para conversão em beachwear, moda teen, infantil, e mesmo feminino e masculino jovem mais descontraído e vaidoso.



Na mix feminino da coleção, além dos fits skinny e slim, a marca traz o boyfriend em versão delicada e bordada em florais. O estilo pijamão é também um destaque, com denim levinho e gancho rebaixado, alinhado com a proposta despojada. O mesmo recebe mix de materiais e é embelezado pela lavagem degradê. A camisa chambray, ganha a assinatura da marca também dos bordados com “caligrafia” imperfeita, sempre representativos do lifestyle Desigual. O mix de tecidos estilo patches, são mais concentrados no cós, e bolsos, focando assimetrias. Os motivos florais, ou lembrando estampas de lenço, como de costume, vem “rabiscados” sobre as peças e em proporções corajosas.


O mix de botões e aviamentos traz riqueza nas interpretações é possível identificar misturas felizes de botões de metal esmaltados em branco, verde, alternando-se com banhos metálicos e pedrarias. Os suspensórios são acessórios frequentes, bem como penduricalhos coloridos com jeitão hand-made.


No repertório masculino, bons exemplos de bolsos recortados, e mix de materiais nas bordas dos bolsos e cós. Para elevar a cintura masculina, com lógica irreverente, é frequente a repetição do cós de 4 cm, com diferentes tecidos simulando sobreposições. A bermuda cargo masculina, trabalha o estilo “squared denim” mesclando diferentes tons de índigo. Também no masculino, os suspensórios são recorrentes como acessórios para elevar a leitura de moda das peças. As lavagens, vão dos brutos aos lixados, e incluem o denim grafite.


Com a análise do lookbook, as principais referências referem-se à localizações de bordados, que vestem vem repertórios para moda brasileira senhora (onde os bordados são bem assimilados), e infantil (pelo estilo despojado das artes em linguagem lúdica favorável ao público). Os aviamentos, são um bom guia “enfeitado” para o público jovem feminino, com muito mix de pedrarias. A “sacada” da repetição do cós, e as mesclas de tecido coloridas, são relaxadas e combinam bem com o Beachwear, ou com o público masculino mais street, voltado ao universo do Skate. E o visual decorativo, e enfeitado, no geral, sempre traz boas influências para a nossa moda brasileira, ávida por peças embelezadas por artifícios vaidosos de formas, lavagens e aplicações.


VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO