Romântico, étnico e fun: bordados incrementam o mercado jeanswear

Não tem mais como passar despercebido. Os bordados invadiram completamente o mercado jeanswear e, agora surgem mais exibidos, muito bem construídos e com inspirações que passeiam entre o romântico, o étnico, fun ou o pop – referências que também permeiam outros detalhes do segmento.


Em nossas pesquisas para o Inverno 2017 eles surgem com pontos cheios, desenhos exagerados ou mesclando diferentes figuras pela peça toda. Nas jaquetas os bordados aparecem principalmente nas costas chamando atenção pelas rosas em tons fortes, borboletas, pássaros, frases ou ainda em pontos localizados no conceito fun com palavras em diferentes formatos e cores ou frutas divertidas. O denim mais claro ou bruto são as lavagens mais vistas na temporada, mas há também opções no black jeans onde as cores vermelho e branco se sobressaem.


Os vestidos com decotes de ombro a ombro trazem bordados mais estilizados com ponto cruz, super artesanal e que muda completamente o visual do modelo. Já as calças também recebem flores de todos os tipos e tamanhos permeando bolsos ou as pernas e até invadindo a parte de trás das peças. Destaque para a figura de gatinho acima dos joelhos – super criativo e divertido. Para um público mais jovem os shorts fazem sucesso com bordados que não ganham tanta “dramaticidade”, mas que fazem muito bem o seu papel decorativo e combinam perfeitamente com os efeitos used com desfiados, rasgos e puídos. Neste contexto entram rosas, margaridas, penas, referências à natureza com cactos ou ainda estrelas e palavras como se tivessem sido “pichadas”.


As saias são um capítulo à parte pois invadem variados públicos e estilos com modelos que passeiam pelo modelo lápis numa proposta mais clássica, porém criativa chegando à minissaia, despojada e moderninha. Tons no vermelho, turquesa, crú, rosa, marrom, amarelo, branco e preto produzem inúmeros contrastes interessantes em cada peça.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: REPRODUÇÃO