Santista traz o conceito ‘Jeansenvolvimento’ para o Verão 2023

Santista Jeanswear apresentou sua coleção e as principais tendências durante a Semana de Lançamentos, realizada entre os dias 25 e 28 de outubro, na Denim City SP. Em sua palestra, Sueli Pereiragerente de comunicação e moda da Santista, apresentou o novo conceito que irá permear as próximas coleções da empresa: o Jeansenvolvimento.

“DESenvolvimento é a negação do envolvimento e é o que nós fazemos. Isso não está errado, mas antes de desenvolver, precisamos nos ENVOLVER, por isso chamamos de jeansenvolvimento“, comenta Sueli.

E na busca por esse envolvimento é preciso ter autenticidade, uma das palavras mais buscadas nos últimos tempos. É preciso sair do ‘piloto automático’, ter mais empatia, se envolver com o outro, entregar valor e não mercadoria. Os produtos precisam ter significado.

Seguindo esse caminho a Santista realizou pesquisas para interagir com os consumidores e, conseguir entender seus desejos e percepções. Além disso, a empresa convidou 10 pessoas de perfis diferentes para jeansenvolver e não reproduzir – cada um a sua peça, com a sua cara e o seu estilo. Nomes como Cris Ayrosa (designer de experiência), Helena Augusta (comunicadora), Paula Martins (jornalista), Keké (personal trainer) e Daniele (booker) foram até o showroom da têxtil para definir o tecido, modelagem, lavagem, aviamentação e detalhes para o seu jeans, único, valorizando ainda mais o produto.

“O jeans se comunica com tudo e todos. Quanto mais maduro, mais a liberdade de ter outros estilos. Quanto mais aceitar as diferenças que há em si, mais inteiro e autêntico você será”, afirma Sueli.

Pesquisa com consumidores

Quando falamos em jeanswear, há uma gama infinita de possibilidades que começam nas fibras e vão até os últimos detalhes a acabamentos. Por isso, a importância de saber os anseios dos consumidores. E, segundo pesquisa realizada pela Santista, 28% deles dizem ter um perfil “trend”, sendo que 69% seguem tendências.

Em relação à modelagem a skinny continua na frente, seguida da reta, ampla e jogger. O shape também garantiu o primeiro lugar no guarda-roupa da população. Porém, quando perguntados pelo jeans que deseja no momento, a reta foi a mais citada. A maioria prefere o jeans básico e atemporal e, 95% dos consumidores dizem que é super importante que suas roupas sejam sustentáveis. Já mais de 45% prefere um jeans que revele a sua forma e o tom favorito é o azul médio.

“Estamos começando esse processo de jeansenvolvimento para fazer muitas descobertas e estaremos compartilhando com todos”, diz Sueli.

Tendências Verão 2023

A têxtil trouxe três principais diretrizes para a estação. Confira:

Phygital Ravers

O tema mais tecnológico da estação e, que une o digital e o real traz o mundo do multiverso cada vez mais presente em nosso dia a dia e que logo será coisa do passado, onde o cérebro irá influenciar diretamente na tecnologia.

Com foco no público jovem e inspiração nos anos 80 e 90, voltam as festas, raves, festivais, cores otimistas e vibrantes, além de cinzas e preto. Os fits surgem ajustados com predominância das skinnies em novas versões. Aqui entram detalhes de cut of, pedrarias, bolsos utilitários, recortes arredondados, animal print e manchados. O fit reto também faz sucesso e há ainda espaço para os shapes amplos com cintura baixa e em looks com mix de biquínis.

Destaque para os sobretintos, colors, manchas metalizadas, tie dye, estampas digitais e laser com visual futurista.

Criadores Coletivos

Aqui as roupas contam histórias que refletem quem somos, de onde viemos e no que acreditamos; A silhueta dos anos 70 surge em roupas causais e contemporâneas unindo nostalgia e toques modernos. É a fuga, principalmente dos millenials, no conforto e aconchego do passado. Aqui as cores também são importantes e expressam a cultura de etnias diferentes.

A alfaiataria chama atenção juntamente com o glamour retrô onde entram muitos florais. O jeans ganha cintura no lugar, mais justo em cima ou no shape pantalona. Destaque ainda para o preppy retrô que une o estilo college casual ao jeanswear.

Em lavanderia podem ser trabalhados os delavês com reservas de cor, diferentes tons de azuis, além do patchwork. As cores são suaves com terrosos, azuis verdes e lilás.

Exploradores Enraizados

A busca pelo contato com a natureza inspira novos estilos de vida e uma nova consciência sobre os espaços e produtos, onde o bem-estar vem em primeiro lugar. Aqui o estilo utilitário ganha mood elegante, refinado e versátil e o sportswear surge em camadas. A sofisticação é natural em acetinados, tons chiques e acabamentos tecnológicos. As cores são naturais com inspiração em diversas paisagens.

Conceitos como slowliving, slowfood e slowfashion unem tecnologia e ecologia seguindo um comportamento holístico onde tudo se comunica e se relaciona; É importante saber de onde o produto vem (seja relacionado à moradia, beleza, alimentação ou vestimenta), como é produzido, qual o impacto ao meio ambiente.

Os tops são mais soltos e confortáveis e podem ser vistos em camisões, quimonos e maxi jaquetas em roupas versáteis, atemporais e duráveis. Surgem também mensagens ativistas, lavanderias sutis e sustentáveis, silhueta loose e unissex.

Confira a transmissão completo:

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Reprodução