O Global Language Monitor divulgou recentemente o resultado do seu 10th ranking anual que aponta as mais relevantes capitais da moda. Intitulado The Global Language, o estudo é embasado em uma análise anual que rastreia o uso específico de palavras e frases relacionadas à moda na internet, blogesfera, social media e lojas online.
Depois de Londres ficar no topo da lista de 2011 e 2012, chegou a vez de Nova York tomar o posto. O diretor de moda do Global Languege Monitor, Bekka Payack, explicou: Nova York realmente ganhou o topo da lista por sua disciplina e sua relação criativa, mesmo que metódica, para com a moda. No segundo lugar Paris, a capital da alta-costura e que vem ganhando mais importância no prêt-à-porter e Londres que agora ocupa o terceiro lugar.
Payack acrescentou ainda, ressaltando a importância do estudo: O ranking desse ano demonstra a energia criativa que está emergindo pelo mundo, em termos de moda como profissão, rendimento e gerador de renda, sem mencionar o prestigio associado a exportar o seu senso de moda para o mundo.
Obviamente, há muito a ser feito para conquistarmos uma história relevante na moda mundial, porém a importância de São Paulo ocupar o 15º lugar e ter perspectivas de subir de posição é importante e demonstra a consolidação do mercado de moda nacional como gerador de negócios, renda e empregos. Vanessa Friedman do Finantial Times simplifica: Não é apenas barulho. É turismo, são empregos e escolas. E marketing, claro.
Confira o ranking:
1 Nova York
2 Paris
3 Londres
4 Los Angeles
5 Barcelona
6 Roma
7 Berlim
8 Sydney
9 Antuérpia
10 Xangai
11 Tóquio
12 Milão
13 Florença
14 Madri
15 São Paulo
16 São Petesburgo
17 Moscou
18 Cingapura
19 Miami
20 Hong Kong
21 Praga
22 Nova Déli
23 Cracóvia
24 Varsóvia
25 Dallas
REDAÇÃO | FOTO: REPRODUÇÃO