Segmento jeanswear unido e fortalecido em espaço inovador na Denim City SP

A tão esperada abertura da Denim City SP aconteceu na última segunda-feira, dia 26 de outubro, reunindo os maiores players do segmento, numa união inédita da cadeia de moda em um único espaço, valorizando o segmento no país. O público presente pode passear pelo local de arquitetura clean e moderna, cinco vezes maior do que a matriz em Amsterdã, onde estão reunidas empresas de tecelagens, aviamentos, marcas, espaços de convivência e coworking, área de cursos, lojas, restaurantes e um café.

Confira as novidades dos showrooms que já estão funcionando no local:

Covolan

São 13 lançamentos com destaque para o Circular Denim produzido a partir do reuso do algodão (reaproveitamento dos retalhos gerados no processo de corte que são transformados em novas fibras e, em seguida misturadas ao poliéster). Essa sarja 3×1 tem peso de 11 oz e largura de 1,72 metros.

O Circular Twill utiliza 100% algodão certificado pelo BCI, com reaproveitamento de matéria-prima e, possibilita o tingimento em diferentes cores. Artigo com peso de 9,6 oz e largura de 1,75 metros.

O Cetim Deep Black mantém o tom intenso, com excelente toque. É composto por 77% algodão, 20% poliéster e 3% elastano. O Arena vem com característica do 100% algodão, porém, com elastano e toque suave.

O Rutilo traz uma construção diferenciada e vem com o avesso maquinetado, com aspecto original denim, composição de 97,5% de algodão e 2,5% de elastano e power de 40%.

O artigo Tri Blue mantém uma pegada vintage e pode receber diferentes trabalhos em lavanderia como desgastes, estonados, mantendo sempre o azul intenso. Surge com 90% algodão, 8% poliéster e 2% elastano.

Na família do blacks, o Beige Black vem com a trama bege, peso leve e toque suave. O Tri Blue Blue vem com tingimento clássico no azul e fibra de poliéster especial em algodão, poliéster e elastano.

O tecido Lindy tem composição 98% algodão e 2% elastano, leve ring marcado e tingimento intenso. Já o Lake traz um fio mais fino em sua construção o que proporciona toque leve e cor uniforme na sarja 3×1. O Caribe surge com tom de azul levemente royal e infinitas possibilidades em lavanderia, do mais escuro ao delavê.

Já o Tri Dark Blue ganha composição com poliéster diferenciado em um azul mais intenso e peso de 9oz. O Ibis vem no índigo escuro, com ring marcado e, pode receber diferentes beneficiamentos. O Kobe revela tom nobre do jeans clássico, em lavanderia. Surge em 98% algodão e 2% elastano, com peso de 10oz. Marvel é um blue black que ganha conforto com elastano e lindas marcações de costuras.

O espaço com uma parede de folhagens e madeira clara segue com a campanha Covolan Green Indigo Dye, tendo foco nos três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico. “Estamos muito felizes de estar na Denim City SP. Acreditamos na força e na união de todos e, esperamos como indústria contribuir perante todas as necessidades. A gente sabe que esse é um passo importante para o mercado e fortalecimento do jeans nacional”, comenta a denim head da tecelagem, Thaísa Peralta.

Capricórnio

Sendo um dos primeiros a abraçar a ideia do novo espaço e tendo participado de cada detalhe no desenvolvimento do projeto, João Bordignon, diretor de marketing da Capricórnio, comemorou o dia de abertura da Denim City SP.

“Estamos muito felizes com a abertura da Denim City SP que reuniu muita gente competente para realizar esse sonho. O nosso showroom conta a história da Capricórnio, tem a nossa alma e não somente através de produtos. A empresa é mais que isso, é feita de pessoas, mantém sua responsabilidade social, ambiental. As araras flutuam como a gente. A Denim City é um marco para o setor e vai elevar o Brasil ao lugar que ele merece”, comentou o diretor.

Seguindo o mesmo pensamento, Gustavo Manfredini, CEO da Capricórnio, destacou: “Enxergamos o marco na história do denim brasileiro que é esse espaço e fomos os primeiros a fechar o showroom. Fizemos um lugar muito especial e com a cara de quem somos, pessoas de verdade que vivem da Moda da Vida Real. É uma experiência única para o cliente, com muito relacionamento, trocas e aprendizados”.

O espaço apresenta as diferentes linhas da têxtil, a coleção CapriLab by Pizarro em parceria com Manuel Pizarro, de Portugal e os lançamentos baseados em três temas:

• Brasilidades: Com foco na cultura nacional, na riqueza de cores, artesanato, pluralidade, raízes, um olhar para dentro, para si e para o outro, com foco na sustentabilidade, valorizando o upcycling;

• Novos Começos: A natureza revela um novo refúgio e traz alegria em tempos de incertezas, valorizando ainda a empatia, verdade, respeito e inclusão. Aqui o conforto se mistura com a funcionalidade;

• Neo Urbano: Um novo olhar sobre a juventude, onde entram o otimismo e o minimalismo para criar um universo menos poluído visualmente, com mais calma, alma, com precisão do design. Produtos com propósito, atemporais e que contam histórias ganham destaque nesse momento.

Entre os novos tecidos destaque para o Grael que traz três tingimentos diferentes – Intense Blue, Black e Blue Black, flamê mais pronunciado, composição de 98% de algodão e 2% elastano, peso de 10 oz e 1,78 metros de largura.

Na linha Dual Core, o Pitanga surge com o fio LYCRA® T400 que proporciona ajuste perfeito, elasticidade, maior recuperação, durabilidade e conforto. Artigo super limpo em índigo intenso e visual nobre com stretch de 40%, largura de 1,61 metros e peso de 9,5 oz.

Enquanto isto, na linha Original a ideia foi ampliar a variedade de cores – uma gama de produtos de 7 a 13oz, em artigos premiuns, com flamê e fios lisos. Destaque para o Algarve Black, uma evolução do Algarve, no 100% algodão, preto intenso com ótimas opções de clareamento, lindos tons de cinza, mantendo a cor, com ring marcado, toque suave e largura de 1,76 metros, excelente aproveitamento de rentabilidade.

Outro destaque na linha de 100% é o Aveiro, artigo com fio flamê, 10,5 oz, proporcionando o efeito “ringado”, ótimo para fazer jaquetas, saias, shorts e até calças. Largura de 1,63 metros e atendendo a pedidos do mercado, a empresa lança o tingimento Blue Black, realçando bem os contrastes da marcação de reserva e costuras.

O Juno vem no Baby Blue, ideal para shorts, vestidos, macacões e calças mais largas.

Na linha Poli Comfort Denim surge o Orfeu Black, para complementar o artigo Intense Blue – um Broken Twill, muito utilizado pelo mercado country. Artigo de 9,5 oz, com strech intermediário.

A Linha Comfort traz o Medina, com 10,5 oz, flamê, com strech de conforto, 1,72 metros de largura e custo benefício excelente.

Já o Ibira Flex vem no Baby Blue, com sarja bem marcada e strech moderado.

Jolitex

Entre as novidades da têxtil, estão o Twist, com peso de 8 oz, excelente largura de 1,70 metros e, composição em algodão, elastano e poliéster com recobrimento especial e, possibilidade de trabalhar rasgos, puídos com torções diferentes.

O Impact surge com 1,70 metros, em 80% algodão, 19% poliéster e 1% elastano e pode ser trabalhado de diferentes maneiras em lavanderia.

O Black Plus traz o black intenso, visual limpo – não fica amarelado ou avermelhado em lavanderia e pode ser trabalhado com stones agressivos – de peso de 9 oz, em algodão, poliéster e elastano.

O Vintage vem com peso de 9 oz e ganha tonalidade média do azul original. O Baby Blue surge com peso de 9 oz, 1,66 metros, no delavê.

Mikonos é um artigo super leve, peso de 6 oz, excelente para tops, macacões, camisas, vestidos, aliando toque suave com o conforto do elastano. Já o Atenas II tem largura perfeita de 1,85 metros, peso de 6,5 oz e surge em algodão e poliéster.

“Nós acreditamos muito no potencial do local que irá trazer bons frutos a todos”, diz Claudete Del Vecchio, gerente de produto e marketing da Jolitex.

Grupo GB

O espaço na Denim City SP conta a história da lavanderia, desde o início em 1984, com uma exposição de peças de cada época e fotos. A empresa, sempre com foco na preservação do meio ambiente, vem inovando em tecnologias avançadas e conquistando selos de sustentabilidade.

Há ainda tendências apresentadas em três temas: GB Infinity, produzidas especialmente para a Denim City SP; Every Green, não utiliza produtos químicos; e Origens, baseadas nos anos 1980.

O ano de 2020 é um marco para a GB, que irá passar de uma empresa de customização de lavanderia para uma empresa de tecnologia e sustentabilidade – principais pilares da lavanderia que desenvolve beneficiamentos exclusivos juntamente com seus clientes.

Destaque para os processos a laser, ozônio (que não utilizam água e produtos químicos), o jet water (diminui a quantidade de água para os enxagues e banhos de limpeza) e o selo Abvtex (onde as grandes empresas do setor têxtil controlam fornecedores e subcontratados sobre o cumprimento de aspectos relacionados à responsabilidade social, relações de trabalho e sustentabilidade dos negócios).

“A Denim City SP é uma ruptura do que era antes e do que passa a ser daqui para frente. É um divisor de águas que irá unir toda a cadeia” diz Renzo Brun, representante comercial da GB, que contou ainda que todo o espaço traz o conceito sustentável, criado a partir de madeira de reflorestamento e folhas secas reaproveitadas e tingidas com produtos ecológicos.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Equipe Guia JeansWear