Tavex aborda sustentabilidade na indústria jeanswear

Durante a 27a edição da Colombiatex De Las Américas, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de janeiro, a Tavex apresentou no Pavilhão Do Conhecimento uma palestra sobre sustentabilidade possível e rentável na indústria do jeanswear.

Lilian Yumiki Kurosaki, Gerente de Marketing Jeanswear da Tavex, apresentou diversas inovações implementadas em todo o processo de produção da empresa, das opções do algodão até o processo de acabamento, levando em conta também a pós-produção e reciclagem dos excedentes.

O projeto Denim Care® resume o vasto comprometimento da Tavex com questões de sustentabilidade na indústria têxtil. “A sustentabilidade deve ser pensada e colocada em prática agora, para evitar problemas irreversíveis no futuro”, comentou Lilian. “A crise de água em São Paulo é um grande exemplo disso. A Tavex trabalha com reaproveitamento de água há mais de oito anos, então, mesmo agora, enquanto várias empresas já estão tendo que parar produção por conta da falta de água, nós ainda não sofremos com isso, pois já fizemos um longo trabalho para aproveitar e reaproveitar esse recurso natural”, acrescenta.

Mas falar de água para Lilian já é coisa do passado, outras ações precisam ser colocadas em prática e é exatamente essa a ideia do Denim Care®, que contempla todas as etapas de produção, dentro e fora da fábrica:

Algodão

Além do algodão convencional, a Tavex conta com opções de algodão orgânico, algodão reciclado ou o algodão Origin, naturalmente colorido e produzido pela cooperativa de agricultores sustentáveis Coopnatural. A tecelagem possui a linha Baden em edição limitada, denim 100% algodão com esse produto que hoje corre risco de extinção, mas está sendo recuperado graças aos esforços da cooperativa e seus parceiros.

Consumo De Água

Através do projeto Aquasave® a Tavex economiza mais de 300 mil litros de água por dia.

Acquasave® by Tavex | Processo from Tavex – Denim Brasil on Vimeo.

Engomado Natural

Toda a produção da Tavex conta com engomamento natural ao invés do tradicional sintético. A goma utilizada é um resíduo da indústria de salgadinhos, mais especificamente da batata chips.

Acabamento Eco

O acabamento dos tecidos da tecelagem não contém silicone, é hipoalergênico e biodegradável. O produto é extraído das sementes do Cupuaçu, tradicional da Amazônia e pode ser reconhecido através da etiqueta Arawa® by Tavex.

Com esse projeto, além do apoio à comunidade, a Tavex ajuda a preservar a biodiversidade da floresta amazônica, evitando o desmatamento e a exploração descontrolada de seus recursos; e controlar os recursos naturais locais de uma maneira economicamente sustentável, combinando desenvolvimento, geração de renda e preservação.

Apoio À Comunidade

Através do programa Arawa® são beneficiadas diretamente 700 famílias que vivem da produção local do Cupuaçu.

Reciclagem de Excedentes

Todos os excedentes de tecido e algodão são reutilizados na fabricação de novos tecidos. Além disso, todas as peças confeccionadas pela Tavex para feiras e showroom são doadas para ONGs e outros projetos solidários.

Um dos grandes empates da sustentabilidade real, entretanto, sempre foi os custos. Uma produção ética e sustentável implicava em um alto valor do produto final. Todo projeto Denim Care® é a prova de que a sustentabilidade pode ser sim financeiramente viável e simples de ser colocada em prática, basta vontade e um pouco de esforço.

“Agora, essa realidade e crença de que ser sustentável é caro e inviável está mudando. O algodão orgânico é uma das únicas coisas que realmente continua tendo custos mais elevados, principalmente por conta de todas as certificações”, explica Lilian.

“Por outro lado, trabalhar com engomamento natural e acabamento de Cupuaçu simplifica toda a produção, o que faz com que os custos se mantenham, sem aumentar o valor final do tecido”, acrescenta.


Para a Tavex, todo esse processo é resultado de inovação contínua e criatividade, ambos necessários para manter uma empresa de sucesso, que não pode ser, de fato, bem sucedida sem o comprometimento com uma política de respeito ao meio ambiente e à população, ainda mais em meio a um número crescente de consumidores atentos às praticas das empresas por trás dos produtos que consomem.


MARINA COLERATO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR