Tear Têxtil passa por rebranding reforçando a qualidade de seus produtos

Tear Têxtil, empresa mineira, no mercado há mais de 20 anos e, com fábrica em Paraopeba, vem com um reposicionamento no mercado com o objetivo de fortalecer e rejuvenescer a marca.

“As mudanças na comunicação da Tear possibilitam uma aproximação com os nossos clientes, facilitando o acesso a toda coleção de tecidos” diz Barbara Spatti, gerente de marketing e comunicação.

A tecelagem, que tem seu carro-chefe o denim, e trabalha ainda o brim (PT, tinto e estampado) e a tricoline, produz, em média, 2 milhões de metros por mês e atende além do Brasil, países como Argentina, Bolívia, Uruguai e um pequeno mercado da Guatemala. A companhia está prospectando ainda a Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, México, Paraguai, Peru, República Dominicana, Venezuela.

A empresa trabalha com estampa cilindro e pode desenvolver desenhos exclusivos, conforme a coleção de cada cliente. Totalmente verticalizada, a sua cadeia produtiva compreende desde a compra do algodão, fabricação de fios, construção do tecido com acabamentos diferenciados e de estamparia, sempre visando uma produção sustentável.

Em 2019, a fábrica investiu em teares novos para modernizar seu parque industrial, resultando, atualmente em uma produção intensa focada em fabricar tecidos com qualidade.

Dentre as novidades, estão o showroom inaugurado em maio, na Denim City SP, no bairro do Brás, durante a semana de tecelagens onde ocorreram seus lançamentos, inclusive com os produtos da empresa, em um book repaginado. O local traz peças diferenciadas e profissionais que auxiliam também no pós-venda, indicando como o produto pode ser lavado, entre outras ideias.

“É um espaço aberto tanto para os clientes quanto para os representantes. Temos toda a coleção de produtos com peças, variedade de lavanderia para cada tecido. Há ainda um local instagramável com a # idealdenim, o conceito da última coleção”, comenta Barbara. E continua: “Book novo, catálogo, showroom no Denim City, site novo. Estamos remodelando a marca, para ser mais jovem, atual – tudo o que o mercado pede”.

O site está de cara nova, alinhado com o reposicionamento da empresa, facilitando o acesso dos clientes aos seus produtos. Já as mídias sociais publicam diariamente informações importantes para o segmento, com tendências de moda e mercado, além de tecidos e novidades da empresa.

SUSTENTABILIDADE

Há bastante tempo trabalhando a sustentabilidade, a Tear Têxtil está 100% comprometida a reduzir os impactos ao meio ambiente, como o tingimento índigo com Zero Anilina, além disso, trabalham com o algodão certificado BCI, seguem os padrões de descarte de substâncias químicas e utilizam menos água na fabricação. A empresa mantém certificações como da ABVTEX, FAMA, ZDHC.

“O Indigo Bann 35 Reduzido Premium é o novo corante com níveis zero de Anilina. Ele possibilita tingimentos com tonalidades de azul intenso com as mesmas propriedades do índigo convencional, porém é ecologicamente mais limpo, além de proporcionar economia adicional de cerca de 50% no uso de hidróxido de sódio, 60% de hidrossulfito de sódio e 10% de índigo Blue. Além de atender, sem restrições, à certificação EcoPassport/Oeko Tex Standard 100 e os requisitos do ZDHC para produtos químicos de uso têxtil”, comenta Barbara.

E, continua: “Investimos em novas tecnologias e o uso cada vez mais consciente dos recursos naturais e matéria-prima”.

LANÇAMENTOS

Com a premissa de atender todos os públicos, a estratégia de rebrading é que cada indivíduo possui o seu “denim ideal mas a Tear tem todos”.

A nova coleção traz como tema: “Ideal Denim” Qual é seu denim preferido? Aquele queridinho, que não sai do corpo.

Entre os novos produtos, dentro da linha Denim surgem o Império, um cetim blue com alto power, tingimento azul intenso, em algodão, poliéster e elastano, peso de 9oz e power de 58%. O Montreal, um 100% algodão e peso de 10,5oz, com infinitas possibilidades em lavanderia.

E na linha Denim Colour, a sarja Venice, vem com peso de 8oz, em construção 2×1,com elastano e com uma marcação bem fina no urdume proporcionando um aspecto flat, incrível toque, visual nobre e sofisticado. Pode vir no PT, tinto ou estampado e é ideal para linha feminina ou para peças mais ajustadas.

Sempre de olho nas principais tendências mundiais, a empresa tem percebido que, depois da pandemia, as pessoas estão mais imediatistas e as coleções não estão muito definidas, e isso também acontece no segmento denim, por mais que a pessoa tenha uma preferência, ele é muito versátil, por isso, a Tear não limita suas coleções.

A tecelagem se preocupa também em incentivar novos talentos como os estilistas que se apresentaram na Casa de Criadores, em parceria com a Sou de Algodão, além do último desfile de Silverio, no SPFW.

MERCADO DENIM

Para Barbara, o mercado é desafiador pela concorrência. “Nos preocupamos em fidelizar o cliente, o que compra todos os meses, sempre dando um respaldo. A Tear faz um tecido que o mercado necessita, estamos preocupados em lançar produtos que vão agradar, atender custo, visual, qualidade. E atualmente, a agilidade também é um ponto forte para conquistar o cliente”.

A gerente acredita ainda que para se destacar no segmento e crescer no setor é necessário investir na questão da sustentabilidade, trabalhar a fidelização do cliente,  ter o produto certo para o time correto, investir na personalização do produto, principalmente no caso do estampado e do colorido, entendendo o que o cliente quer, como cor e estampa.

“Nosso propósito é atender o seu desejo e sua vontade na hora de criarmos tecidos com qualidade e responsabilidade com o planeta e as futuras gerações, nós estamos cada vez mais comprometidos em fazer o denim ideal para você”, finaliza.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Divulgação