Tecelagens brasileiras se destacam na feira

Diferentes empresas têxteis estiveram presentes na 28ª edição da Colombiatex que aconteceu entre os dias 26 a 28 de janeiro em Medelin, na Colômbia. Tecelagens como a Vicunha e Santista já participam há mais de 15 edições e este ano principalmente as empresas do segmento denim cresceram bastante devido a boa aceitação pelos compradores de toda a América Latina, segundo Carlos Botero, presidente da Inex Moda que organiza a feira.

Em sua primeira visita à Colombiatex nossa Coordenadora Marlene Fernandes ficou impressionada com a qualidade e organização da feira, que além de ser bem visitada, gera negócios no próprio evento. Confira as novidades dentro do mercado jeanswear.

Vicunha

Já conhecida na cidade de Medelin, a Vicunha ganhou uma matéria com foto do stand de aproximadamente 100 metros quadrados no jornal El Colombiano, um dos principais da cidade. Para Ana Maria Kuntz, diretora Comercial da Vicunha, há anos a empresa participa deste evento e outros fora do Brasil onde vem se consolidando no mercado Internacional “Participar deste mercado possibilita conhecer melhor o cliente e trabalhar um melhor produto para atendê-lo. A Vicunha exporta hoje 30% de seus produtos para o Equador, Argentina, Colombia, Peru e Europa”, afirma Ana Maria.

Apostando sempre em inovações tecnológicas, o destaque fica por conta da nova linha Bi-Stretch Denim Fitness, artigos de stretch multidirecional, desenvolvidos para garantir máxima liberdade de movimento e, que proporcionam extremo conforto a quem adere a um lifestyle ativo. Os produtos são ideais para a confecção de shapes funcionais e looks activewear que estão cada vez mais presentes no dia-a-dia. Já para a linha de camisaria, a ShirtingCollection traz o denim Stanley (5,8oz) e o brim Melissa (5,9oz), de composição 100% Tencel® que transmitem sensação de suavidade no toque, bem-estar e extremo conforto, garantindo fluidez e leveza. Os lançamentos se diferenciam pela elegância e beleza e permitem construções de visual chic e luxuoso com excelente caimento.

Os tecidos Vicunha também marcaram presença no espaço da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). Amostras dos principais produtos e looks exclusivos elaborados pela empresa foram expostos durante todo o evento.

Cedro

Para o evento, a Cedro levou os mais recentes lançamentos da divisão jeanswear (moda) e também a linha workwear (vestuário profissional) com o objetivo de ampliar mercados e alavancar as exportações. A empresa vem promovendo mudanças nos perfis dos produtos para oferecer à indústria confeccionista artigos diferenciados, produzidos dentro das últimas tendências de moda e com alta tecnologia como por exemplo a linha direcionada para uniformização. Paralelamente, a Cedro está reestruturando seu setor de exportações e abrindo representações em países considerados estratégicos. Atualmente, atende uma média de 12 países latino-americanos.

Canatiba

Os destaques da empresa são os tecidos que mesclam alta elasticidade e conforto dentro da linha Hiperflex que ganham 98% de algodão e 2% de elastano e podem ser trabalhados em lavanderia com desgastes e puídos. O denim anti-celulite Emana Denim Black®, em parceria com a Rodhia também faz muito sucesso. Já a linha Duo Core oferece aos seus clientes, a cada 1,3 m de denim, uma tag que informa o consumidor sobre as características do tecido com fios Lycra® e Lasting Fit T400®, recobertos com algodão que conferem o alto controle da elasticidade sem deformação das peças.

A linha SEXFIT traz elasticidade power devido a composição deste tecido que permite ao cliente pensar numa nova forma de numeração, saindo do tradicional 38, 40, 42 e adaptando para P, M E G, comum entre clientes que trabalham tecidos de ponta. Para Fabio Covolan Gerente de MKT e Exportação, a questão do câmbio tende a favorecer muito as exportações das quais a Canatiba já participa com 5% da sua produção.

Santista Têxtil

A Santista apresentou sua nova coleção jeanswear Summer Blue e trouxe a exposição Welcome Back Santista. Nesta edição além dos 6 lançamentos exclusivos exportação também focaram nas linhas:

Icon – 100% algodão com destaque para o Flight(9,6oz) e Skitter(9,8oz) que conferem conforto e estruturas soft e fluídas no conceito Fly Denim, família Free com artigos de alta performance, toque suave, power stretch de até 60% e, alta recuperação do fio como o Tri-blend Technology® Extreme (8,7oz) que proporciona maior liberdade de movimentos. Já o Tri-blend Technology Willlow (8,1oz) ganha um lindo tom de azul médio e o Wing (8,7oz) destaca-se pela estrutura e conforto. Na linha Denim Couture os artigos ganham acabamentos especiais como o artigo Euphoria (8,3oz) e novo azul do Lusion.(9,4oz).

No segundo dia da Colombiatex aconteceu o evento Denim Day, onde a Santista também fez desfiles apresentando sua coleção Verão 2017. Para a gerente de marketing, Sueli Pereira, foi mais uma forma de apresentar os produtos aos compradores. “Pretendemos repetir o desfile na próxima edição do evento”, afirmou Sueli. A empresa também divulgou na feira sua coleção Work Solution, com sua reconhecida linha de tecidos profissionais, além do lançamento do novo segmento de atuação – a linha Work Fashion, com um catálogo de produtos focados para atender segmentos corporativos que buscam tecidos mais elaborados, cores, acabamentos tecnológicos, alta qualidade, com produtos produzidos no Brasil.

Covolan

A Covolan apresentou sua última coleção Verão 2017 , para a feira apostou na sua linha Ultra Stretch Denimcom produtos que ganharam beneficiamentos realizados pelas melhores lavanderias colombianas. Segundo Cynthia Jaber, gerente de exportação da empresa, o trabalho de exportação é um resultado de trabalho contínuo a Covolan exporta em torno de 5% ao ano e vem crescendo a cada ano e superando as expectativas.

Santanense

A Santanense que está presente no evento há 10 anos, apresentou lançamentos como a linha Extreme Power e Belize Power com 90% algodão e 8% poliester e 2% elastano, e peso de 8oz.

Já os tecidos com T400, denims índigos com Lycra®, são o carro-chefe da coleção. Há ainda os coloridos Summer Flex que proporcionam acima de 40% de elasticidade.

Segundo Michelli Gallo, gerente de exportação da empresa, a Santanense hoje exporta em torno de 15% dos seus produtos, sendo que a maior parte é vendida para a Colômbia e México. Segundo Michelli, participar da Colombiatex tem ajudado a Santanense a se consolidar ainda mais no mercado das Américas.


Confira nossa galeria com alguns dos principais lançamentos!

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR