Tendências pós-pandemia são tema de discussão em webinar da Vicunha

Moda protetiva, home office, compras online, funcionalidade e praticidade são tendências que vêm crescendo cada vez mais durante a pandemia do novo coronavírus. E, para debater sobre o impacto dessas transformações, a Vicunha reuniu um time de especialistas para o sexto webinar da série #JeansID.

Com o tema “Tendências e soluções de proteção em um mundo em transformação”, Lorena Botti, coolhunter da Vicunha, mediou a conversa entre os experts: Mariana Santiloni, gerente de client service na WGSN; Vinicius Fagundes, técnico de acabamento na CHT Brasil; Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha, e Luiz Eduardo Veloso, gerente de desenvolvimento de produto da fabricante. Confira os destaques:

A mudança veio para ficar

Inovação, sustentabilidade e segurança já estavam no radar e na lista de prioridades do mercado no período pré-pandemia. Um consenso entre todos os debatedores é de que a pandemia acelerou transformações no comportamento dos consumidores, de forma que soluções de moda protetiva devem ganhar força daqui para frente, ajudando as pessoas a terem proteção física e psicológica na hora de vestir. “Daqui para frente, as pessoas devem entender o custo com moda protetiva assim como outros investimentos em saúde”, apontou Mariana Santiloni, da WGSN.

Medo versus desejo

Medo e desejo estão lado a lado e impactam profundamente, sociedade e mercado global. Entender a fundo essas sensações é fundamental para a compreensão do consumidor moderno, dividido entre aqueles que desejam retornar às lojas a qualquer custo e outros, que se sentem cerceados pelo medo de sair para comprar. “O consumidor está polarizado: de um lado há medo de sair de casa, de outro, o desejo de comprar”, afirmou Mariana.

Moda versus medo

A preocupação com proteção cresceu e ganhou lugar de extrema importância na vida das pessoas. Foi pensando nisso que a Vicunha lança uma nova categoria de tecidos, composta por bases funcionais e protetivas.

Batizada de V.Tech Protective, a solução conta com a inédita tecnologia suíça HeiQ Viroblock by CHT que retém, inativa e destrói vírus e bactérias, sendo eficaz na proteção contra a Covid-19. Pioneira no segmento jeanswear no Brasil, a novidade traz uma das primeiras soluções têxteis do mundo a serem testadas com eficácia de 99,99% contra micróbios, comprovada em laboratório.

Bala de prata contra o vírus: tecnologia como aliada

“Trata-se de muita tecnologia embarcada em um único produto, com muita eficácia e durabilidade. Daqui para frente, a engenharia estará, cada vez mais, avançada”, prevê Vinícius, da CHT Brasil, sobre a relação entre tecnologia e moda. Com o lançamento da linha V.Tech Protective, a Vicunha reforça protagonismo ao aliar em seus novos produtos duas técnicas: composto de sais de prata e tecnologia lipossomal, que, combinadas, tem efeitos contra vírus, bactérias, fungos e eliminam micro-organismos.

Sustentabilidade é premissa

Segundo Luiz Eduardo Veloso, da Vicunha, desde o início da pandemia, iniciaram-se os estudos voltados para o desenvolvimento de uma linha dedicada a ajudar na proteção das pessoas, uma das preocupações centrais da empresa foi unir a tecnologia protetiva aos requisitos de sustentabilidade da empresa. “Nos preocupamos muito com a criação de produtos que atendam nossos selos de qualidade e sustentabilidade. Usar menos, reciclar, gastar menos águas e químicos. Esse é um caminho sem volta, é o caminho da moda sustentável”, afirma.

O ar livre nunca foi tão cool

Após meses de isolamento social, espera-se a valorização das atividades fora de casa, como exercícios físicos, lazer, shows e passeios ao ar livre, o que resulta em uma demanda por roupas funcionais e confortáveis e peças que tragam proteção para atividades fora de casa.

Efeitos do trabalho em casa

Segundo Mariana, as pessoas perceberam a possibilidade de produtividade fora dos escritórios, com equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Essa nova dinâmica deve impactar o indivíduo, mais focado em ter uma vida simples, com conforto e em torno de pessoas queridas, mudando a forma de se relacionar com a moda e com o que vestem. “A mudança do comportamento diário das pessoas traz à normalidade de suas vidas hábitos holísticos, o autocuidado em casa, mais tempo com família, e mais higiene”, disse.

Empresas humanas

“A confiança nas empresas é fundamental para manter consumidores engajados”, declarou Renata, sobre mais um dos movimentos intensificados pela pandemia. Compaixão, empatia e cooperação em todas as vertentes, da imprensa e redes sociais às iniciativas de grandes conglomerados por um bem comum destacam sentimento de comunhão e humanidade.

Fonte: Redação | Foto: Reprodução