Vendas no varejo crescem em outubro e setor espera nova alta com compras de fim de ano

O relaxamento das medidas de restrições trouxe benefícios para o varejo. Em enquete mensal realizada pela Abvtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), 86% das redes varejistas associadas reportaram vendas maiores nas lojas físicas em outubro de 2021, em comparação ao mês anterior. Com as festas de final de ano se aproximando, assim como as compras atreladas à elas, a expectativa é de uma nova alta nas próximas semanas.

“A despeito das dificuldades enfrentadas no orçamento familiar, observamos que os itens de vestuário, calçados e acessórios estão na lista dos consumidores como itens necessários para o final de ano”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da Abvtex, entidade que representa mais de 100 grandes marcas do varejo de moda brasileiro.

A expectativa positiva para o final do ano se mantém para os meses de novembro e dezembro, especialmente em função da Black Friday e Natal que deverão incentivar a ida às lojas. Vale destacar que, atualmente, as medidas protetivas continuam valendo justamente para dar maior segurança aos consumidores e lojistas neste momento de aquecimento das vendas.

“Contudo, temos notado o consumidor mais consciente das suas escolhas, privilegiando produtos com origem responsável e o varejo representado pela ABVTEX tem se antecipado a esta tendência”, concluiu Lima.

Fonte: Redação | Foto: Reprodução