Vicunha traz o passado, presente e futuro com foco no power stretch

A temporada Inverno 17 já começou nas principais indústrias têxteis do segmento jeanswear. E, para apresentar todas as novidades aos clientes, as tecelagens abriram as portas de seus showrooms (ou ainda em outros espaços) reunindo todas as tendências da estação. Vamos começar falando da Vicunha que ofereceu aos visitantes um espaço com suas peças expostas em diferentes opções de beneficiamentos, além de palestras (Trends, Lavanderia e Processo Criativo) e desfiles. Os temas para o Inverno 2017 são uma continuação do que foi apresentado na temporada passada com foco no passado que nos conta boas histórias, na busca pela liberdade e pela natureza, na juventude (jovens e velhos) rebelde e ativista e o consumo consciente. Confira!


Discovery of The Wild


Pense em tribos indígenas, um estilo nômade e aventureiro de viver onde o apego material dá lugar a experiências existencialistas em meio à natureza, multiculturas, lugares distantes, misticismo em looks que mesclam tecidos rígidos com aspectos vintage e pegada artesanal. Os artigos leves com fibras naturais também estão presentes e garantem fluidez às peças. Aqui os pelos são muito importantes e complementam jaquetas, casacos, coletes, assim como as franjas e os termocolantes e pedrarias que decoram diferentes modelos. Já com aspecto mais limpo surgem os colors verde militar, terrosos, mostarda, além do preto e do cinza e, estampas camufladas nos looks rústicos e utilitários. Em lavanderia muitos destroyers, remendos, patches, puídos e ralados. Há ainda os manchados como batik, tie dye, e a nova técnica ice dye (onde o gelo derrete a tinta). Ainda com resquícios da década de 70 e seu estilo étnico surgem elementos decorativos com bordados e as flares, agora pantalonas mais largas ganham destaque juntamente com camisas, ponchos e batas, bolsos cargo e jaquetas biker. Para eles o streetwear e o workwear se misturam em jaquetas trucker, casacos com capuz, joggers, five pockets em shapes que vão do slim ao skinny com detalhes com matelassê.


The Dreamers


O aspecto manual da casa da vovó deixa de lado um pouco o jeito ingênuo em peças artesanais e ganha mais glamour com maxibordados, principalmente os florais, mas ainda com cara retrô. Jovens e mais velhos influenciam a moda num visual vintage moderno em looks que contam histórias. Os tecidos são nobres, clássicos em azuis brilhantes que se reinventam com toda a gama de aplicações que alegram blazers, saias, jaquetas, vestidos e calças. “A moda está em festa, o perfume é vintage e, a atitude extremamente moderna”. Aqui entram modelagens das décadas de 60 e 70 no raw denim em artigos rígidos e elastizados, mas também tons suaves que chegam no delavê em peças super leves. Muitas inspirações permeiam este tema: do navy ao preppy passando pelo hippie e o college trazem calças muito bem cortadas com destaque para a flare e a pantalona de cintura alta, além de vestidos românticos com babados, laços, saia lápis e pelerines. Para eles, blazers no estilo militar, jaquetas bombers, bootcuts, vieses, bordados e aviamentos contrastantes. As sarjas ganham visual refinado com brilho acetinado em tons que vão dos vinhos aos azuis mais escuros, esverdeados e telha. Joias e pedrarias enormes e coloridas customizam principalmente os tops femininos e masculinos.


Design Experience


Pense em novas construções, formas, texturas, volumes e assimetrias. Este é exatamente o estilo deste tema onde o reaproveitamento de materiais e o consumo consciente andam juntos com a moda artesanal, clean e com design minimalista que vai muito além do visual. O conceito “upcycling” (criações que não desperdiçam resíduos) se faz presente em uma moda que ultrapassa as fronteiras de gênero, idade e temporalidade. Modelagens deslocadas, confortáveis, com toque macio e efeitos como barras inacabadas ou trabalhos de patchworks em tons diferentes são os principais pontos de calças que podem ganhar cós desencontrados, casacos com desfiados, camisas ou jaquetas alongadas entre outras formas inesperadas. O azul índigo puro e profundo ganha espaço juntamente com o delavê e baby blue num jogo de contrastes interessantes. Há espaço ainda para os desbotados e resinados com brilho. O black e white surgem nas sarjas e denims em tecidos cada vez mais elastizados ou rígidos em formas limpas e gráficas. Os tons giram em torno dos nudes, cinza, uva, marinho.

Open Source


Com pegada mais jovem o look vai da academia para as ruas seguindo as tribos dos anos 80 e 90 como o gótico, cyberpunk e todo o lifestyle dos grandes centros urbanos numa miscelânea dos estilos streetwear, sportswear numa estética noturna unindo o luxo e a rebeldia. A tecnologia tão essencial nesta faixa etária permeia todo o tema e traz os brilhos artificiais em acabamentos e aviamentos com pontos de luz e cor. Os tecidos cada vez mais funcionais são muito importantes oferecendo conforto, design arrojado, toque suave e fibras nobres com tingimentos especiais em azuis e muitos blacks profundos. Em lavanderia surgem efeitos flocados, laminados, sublimados, discretos rasgos e puídos, além dos resinados com aspecto de couro. Aqui entram modelagens amplas e justas num contraponto interessante de formas e recortes. Os aviamentos como ilhoses, zíperes, aplicação de metais e detalhes em couro passeiam por jaquetas, saias e calças croppeds com punhos ou não. Ainda surgem casacos com capuz, golas mais altas, e acolchoados. Para eles bermudas amplas e matelassados. Na cartela de cores, o preto reina soberano juntamente com o roxo, azul e vinho.


Lançamentos


Conforto e funcionalidade são as palavras-chave da estação e, vêm ganhando espaço dentro do mercado têxtil em criações que ganham maior power stretch com fios elastizados que conferem maciez, leveza e brilho aos produtos destinados à diferentes segmentos. Dentro da linhaMoove Super Stretch, com alta elasticidade, o Alice (7,7oz) traz a maior porcentagem de power, 87% e vem no algodão, poliéster e 5% elastano no blue black. Já o Colbie Dark (9oz) vem no azul intenso e o Colbie Black Black (9oz) no preto. O artigo Belle(7,5oz) ganha ligamento cetim no puro índigo de cor viva e intensa e traz power de até 42%. O Raquel (8oz) traz power de até 64% na construção 3×1. O artigo Stefani(9,2oz) ganha algodão mercerizado e super power de até 49% com fios especiais no double denim que proporciona diferentes tingimentos. Todos vêm com larguras comerciais e, apesar de muito stretch são fáceis de se trabalhar em lavanderia.


Na linha Bi-Stretch Comfort que ganha a tecnologia bi-stretch bidirecional nos dois sentidos – comprimento e largura conferindo maior flexibilidade e movimento a novidade fica por conta do Joyer (8.2oz) que diferentemente da coleção passada onde os artigos desta linha vinham com aspecto de academia, agora ganham um visual mais street, com tingimento especial no puro índigo, com azul brilhante e, power de 22% no urdume e 34% na trama. E o brim Game (8oz) na sarja 2×1 com 17% de power no urdume e 26% na trama, super confortável para o masculino e feminino.



Na família Moove Premium os blacks intensos fazem sucesso em produtos nobres como o Marina Black Black (10oz) enriquecido com o overdye superblack que pode ser modificado completamente em lavanderia, variando do aspecto alfaiataria até um produto lavado e desbotado.


A linha Moove Classic ganha dois novos produtos maquinetados e disponíveis em diversas cores, perfeitos para confecção de peças em alfaiataria: Módena (7,4oz) com textura espinha de peixe e, power de até 30% e Maranello (7,4oz) com textura craquelada e power de 32%. Já a linha Moove Color traz o artigo Glory (8oz) com toque suave, brilho e aspecto sofisticado em construção cetim e fio penteado e, power de 39%.


Dentro da linha de Camisariasem 100% algodão os destaques são o River (5,6oz) no denim de azul intenso, “ink blue” que pode ser trabalhado em lavanderia de várias maneiras e, que garante um visual elegante em peças amplas e fluídas. E, mais três artigos no brim: Lina (4,2oz) com stretch, e dois com fio penteado – Lucas (3,8oz)e Mateus (4,2oz) com fio ring e, foco na estamparia.


Na linha de brim Carbolumen, duas novas cores o telha e o pinhão nos artigos Sharon (9oz) e Spears (7,4oz). Já os produtos double face da família Wash Affinity ganham duas novas cores, telha e verde no brim Ellie (7,5oz) que permite a criação de efeitos destroyer e envelhecidos.


Entre os estampados são mais de 70 novas padronagens entre florais, design modernista, elementos étnicos, camuflados, arabescos, folhagens e os tradicionais xadrezes, listrados, gravataria e poás.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR / REPRODUÇÃO