A intromissão das camadas nos looks de verão

Estamos acostumados a falar de camadas na temporada de frio – e de fato, é onde elas tomam relevância maior. Acontece que a “economia de panos” promovida pelo calor muitas vezes torna o look modesto demais. Felizmente algumas direções como a estética do reaproveitamento, o styling alternativo no modo de vestir, e a coexistência de opostos estão motivando a permanência de algumas referências invernais também no Verão 2020. Uma delas é a construção “layered”, que simula uma peça vestida por cima da outra. Descendente do gosto pela assimetria que vem perfumando as estações, esta tendência conseguiu se adaptar aos comprimentos mais curtos do verão. Natasha Zinko, MSGM, e Alexander Wang são alguns nomes que tem chamado atenção_ pelo look fashionista obtido a partir dessa estética.

Nas passarelas ready to wear, em sua versão mais comercial, a trend foi colocada no prolongamento de bermudas que simulavam diversas bainhas sobrepostas em diferentes tons de azul.  Também pelo recurso da repetição de algumas construções: bolsos, lapelas e cós aplicados duas, e até três vezes. Daí surgiu uma coragem maior em partir comprimentos de bainhas de saias, ou interromper o corpo de jaquetas, para dar continuidade à peça em outro tom, ou em um diferente material. Desde as versões mais corajosas, que quebram a modelagem em diferentes estilos e materiais; até as mais simples, que apenas lembram a tendência pela transição da cor na bainha; a estética vem mostrando polarização em variados itens das coleções de denim.

No e-commerce, temos shorts e saias com bainha “V” sugerindo sobreposição sobre leggings nas coleções da Diesel, Alexander McQueen e R-13 entre outros. Também diversos modelos de pantacourt com a bainha desmanchada concertada por um prolongamento de denim contrastante. Couro, vinil, black e white denim são os materiais mais explorados para sublinhar essas transições.  A produção double bottom é outra referência que tende a inspirar novas construções nesse formato, como a saia com amarração lembrando jaqueta embutida. Misturas de denim e neoprene, saias iniciando em denim e finalizando em cetim, ou mesmo camadas de tules sobrepostas ao avesso das roupas são as investidas mais corajosas da tendência.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!