Desfiles Pre-Fall 2020 anunciam que retrô é o novo da moda atual

O retrô é o novo da moda, de fato. Embora os desfiles femininos referenciais para o Inverno 2021 nacional ainda não tenham se iniciado, a temporada Pre-fall 2020, que aconteceu nas entrelinhas da virada do ano antecipou essa informação com muita convicção. E não estamos falando de uma breve menção ao passado, mas de uma interpretação muito fiel de roupas antigas, que vem com a promessa de transportar o consumidor de moda para um futuro otimista, glamouroso e, em certos casos, ingênuo.

Red Valentino

As bocas de sino e pantalonas dos anos 60, por exemplo, transitaram do look glamouroso da marca Dundas, ao romantismo da A.P.C vestido diversos personagens, mas sem desviar de complementos e detalhes de moda absolutamente alinhados à década em questão. Ainda na Dundas, cinturas altas e longilíneas resgataram aqueles abotoamentos icônicos do jeans, espalhando-os pelos quadris femininos bem moldados.

A mesma década foi a inspiração de Michael Kors, que apostou acentuou o caimento evasé em saias e pantacourts pesadas de inverno – sempre combinadas à franjas, e peles volumosas explorando o a época em versão mais urbana. Verônica Beard, lembrou o fit em uma produção romântica, misturando o visual total denim entre florais. Já a A.P.C, explorou a mesma silhueta retrô da boca-de sino em leitura minimalista, sem botões ou bolsos aparentes: estética que resultou em um efeito “cool” especialmente versátil e elegante.

Mas não foram apenas os anos 60 e 70 que passaram pelo catwalk que precede a estação de frio. Os anos 80 continuam cativantes – e cada vez mais coloridos. Aquele vestido drapeado tomara-que-caia com top coração, cujo impacto arrebatador do passado foi julgado duvidoso, foi resgatado em lavagens ácidas na coleção Red Valentino sobreposto ao suéter (alterado por babados).

E sem medo algum de pecar por excessos, foi acinturado com o mesmo cinto largo e julgado pesado e de mau gosto para a época. Ah, sim, e as meias de renda, hit da época, também estão inseridas no mesmo look. Ainda na Red Valentino, a estimada calça jeans baggy é combinada à saudosa manga bufante, comedida pelo efeito turvo da transparência.

Certamente o Inverno 2020 internacional feminino (equivalente a 2021 nacional), que irá começar em fevereiro, somará novas referências ao design. Porém, a ideia de que o passado irá se atualizar através do resgate fiel de acessórios e complementos do seu próprio tempo, esta já se anunciou.

Nada de mudar o que já foi bom. Apenas criar em cima do que se tem saudade. Ainda que para o consumidor mais jovem, a era em questão seja desconhecida.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Assine o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 9834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo!

    Está na hora de desenvolver novas coleções e nós do Guia JeansWear estamos aqui para te ajudar, conheça agora mesmo nosso material exclusivo.

Assine Agora