Influência afro é nova sacada para renovação streetwear

Como um país miscigenado, nosso solo tupiniquim tem sangue de todas as etnias. E em meio a esta mistura, devemos sempre nos lembras de nossas principais bases: indígena e afrodescendente.

Aproveitando “a deixa” do Dia da Consciência Negra, comemorado na última quarta-feira, a equipe do Guia JeansWear seguiu a proposta desta data especial, indo além do território nacional, ao rastrear os vestígios dessa influência cultural entre as tendências globais mais fortes do segmento.

O Inverno 2020 traz uma grata surpresa, pois propõe como um dos temas mais fortes justamente a etnia afro. E o bacana é que a abordagem é totalmente urbana, utilitária e streetwear. Então não estamos falando de uma influência literal e congelada no tempo. Mas sim da alegria das cores, da tapeçaria étnica, do mix de padrões inspirado na savana e dos desenhos geométricos e étnicos em versões completamente atuais.

Entre os exemplos, temos produções com jaquetas denim essenciais trabalhadas, mescladas ao tie dye e boné com estampa de zebra numa mesma produção. Também a rica influência dos pespontos multicoloridos, revigorando lavagens vintage e ácidas, culminando num visual perfeito para cumprir o conceito de roupa exclusiva com valor de arte. São toques de moda que podem surgir tanto no mix de tecidos em localizações como palas, bainhas e construções de mosaico; quanto permeando cerzidos e personalizações manuais.

A influência do tema é também inspiração para os padrões criados com laser: desenhos geométricos étnicos afro serão temas recorrentes na estação para reinventar o outerwear e diversificar o mix de modelagens do jeans. Entre as técnicas de personalização, a estética Afro vai motivar efeitos espatulados com tintas fluorescentes em peças-chave da estação, em uma alusão à pintura corporal. Já nas construções, poderá encorajar a interpretação da bainha flare por recursos lembrando franjas “cerimoniais”.

Camuflados e de estampas de bicho serão reformulados por cartelas de cores diferenciadas e construções upcycle. Mas acima de tudo a influência Afro será interpretada como uma contribuição real para o estilo, algo que sempre esteve nas ruas, e sempre foi presente na nossa cultura. E não como uma influência exótica e remota. E esta é a principal dica para quem quer incluir a beleza e a alegria desta estética nas coleções.

Fonte: Vivian David | Fotos: Equipe Guia JeansWear

 

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!