O efeito emocional dos combos no ego e no look feminino

Quase toda mulher guarda na memória um momento especial relacionado à um uniforme: seja ele de escola, ballet ou mesmo ingresso em alguma atividade física específica. Então quando o mercado apresentou pela primeira vez a ideia dos combos de jeans e jaqueta com a mesma lavagem, a simpatia e a ligação afetiva foi imediata. O ritual de receber um look completo, de alguma maneira, nos remete à tais momentos. Mas ele também nos proporciona uma conveniência que vai muito além da nostalgia: uma produção instantânea, capaz de se multiplicar se desdobrada em suas formas de uso separáveis. Além disso, a ideia certinha dos combos joga uma proposta de alinhamento do look quando em saltos elevados, e muda completamente para o contexto autêntico e informal quando de tênis.

Essa coordenação tão exata, no Verão 2020 vai legitimar a apresentação dos conjuntos no formato jaquetas e bottons mais curtos e fashionistas. Para isso, as marcas vão adotar com maior ênfase o short, e mostrá-lo nos lookbooks alternados entre formações de jaquetas cropped ou oversized, e short desfiado. Como exemplo, teremos a coleção da marca Agolde e Filles A Papa. Estas marcas estão apresentando as peças juntas no e-commerce, da mesma forma que em suas formas conceito de coleções. Quase sempre, com uma pegada “natureba”, desfiada e vintage no estilo. Nas feiras, essa mesma proposta aparece interpretada no visual diferenciado da estética upcycle, compondo assim um dos temas mais representativos para as tendências atuais. Destaque para a diversificação dos fits dos shorts, que tendem a variar do cut off curtinho com barra reta, ao evasé relaxado até chegar no elegante visual clochard.

Os combos de minissaia ou saia midi também são uma proposta em alta, e sua demanda vem forçando as marcas a diversificarem estilos e lavagens. Como exemplos, temos apresentações essenciais em dry denim nas marcas Eve Denim e Helmut Lang, delavés com detalhes de design invertidos na Hilfiger Denim, e versões midi com detalhes lembrando fitas refletivas na Calvin Klein. A temporada abre espaço para criatividade na mistura de materiais, com algumas formações incrementadas pela jaqueta quebrada por tonalidades de diferentes lavagens e tingimentos.

Combos com calças deverão enfatizar principalmente cortes retos. Nossas descrições têm como propósito inspirar, lembrando que a autenticidade na interpretação do lifestyle de cada marca, é o que diferencia a interpretação de cada um. Mas como apologia ao apelo comercial dos combos, é importante sublinhar, a estratégia pertinente por trás da oferta de um conjunto formado por um agasalho de meia estação a parte superior do look, e um de alto verão na parte inferior. Do ponto de vista racional, tal formação propõe nada mais nada menos, do que um investimento otimizado em uma escolha de moda pertinente para todas as estações. E do ponto de vista afetivo, lembra aquele momento em que se recebe uma roupa novinha e completa, com destino para alguma ocasião especial do passado.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!