Patchwork é tendência e influência do detalhe à modelagem

Aquele astral afetivo, aquela ideia de moda circular – mas acima de tudo aquele visual único e irreprodutível. É ele que motiva e mantém em alta a linguagem dos patches nas coleções de denim da temporada de Inverno 2020.

Colcha de retalhos, visual upcycle e formato remendos, todos estes estilos serão incorporados na estética dos panos remendados. Desta vez muito além dos detalhes e minúcias, mas como inspiração para tornar mais engenhosa e autoral a etapa da modelagem das peças.

Na Kingpins, a linguagem foi o ponto alto da apresentação de lindos kimonos, sobretudos, minissaias, calças e jaquetas cropped com ombros circulares. O planejamento do visual patchwork nestas peças, incluiu mix de lavagens, bordas desfiadas, e rotações do fio do tecido mencionando a união de retalhos provenientes de uma vida anterior.

Vestígio de cós, passantes desgarrados, contrastes entre azuis intensos e alvejados agregaram valor às peças que seguiram a estética do mosaico de remendos dentro das coleções. Para somar um toque de vaidade sem perder a pegada upcycle, longas franjas de tramas desfeitas foram requisitadas para jogar um toque de moda no mix feminino.

O detalhe vem se atualizando também pelas harmonias formadas entre quadradinhos simétricos alternando o denim em tons pastel, azul navy, lavagens macias, manchadas e ácidas em uma mesma superfície. Também pela mistura entre remendos de padrões xadrez, listrado e principalmente camuflado nas peças. Em chão de fábrica, a linguagem pode ser mencionada pelo contraste formado pela alternância de tecidos nas áreas do cós, ou em bolsos planos e lapelas.

Importante destacar, que no jeans essencial e no mix de blusas, a linguagem do patchwork ganha uma leitura esportiva.Já na ressignificação de peças que fizeram sucesso em outros tempos, como saias evasê ou sereia, o recurso simboliza luxo e tem potencial para virar roupa com caráter de investimento de longo prazo – uma ideia enfatizada principalmente no e-commerce.

O limite entre o remendo e um pedaço da modelagem das roupas é tênue nas coleções denim da estação. Muitas vezes o patchwork vai se classificar como estética upcycle, por suas proporções ocupando quase toda uma vista traseira ou frontal, retomando com orgulho resíduos industriais desta e de outras estações.

 

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!