A ideia de otimização levada ao pé da letra ao guarda-roupa pessoal. Este é apenas um dos motivos que tem elevado a importância de alguns itens icônicos da moda de rua, com apelo unissex, como a jaqueta oversized. O estilo “no gender”, a sustentabilidade interpretada como estética atemporal, e a retomada da nostalgia dos anos 80 e 90, são também bons motivos que encorajam o retorno desse item.
A alta dessa peça no Verão 2020 é notável: da lavagem essencial à trabalhada; ela é um coringa tanto para o look feminino quanto masculino. Por isso priorizamos a fisionomia essencial, com lapelas e bolsos embutidos próximo a barra, como ponto de partida mostrar através das variações no acabamento como é possível multiplicar a sua oferta – com exemplos funcionais tanto para a temporada de calor, quanto para o Inverno 2020.
A equipe Silmaq é quem decodifica com total propriedade algumas das lavagens com apelo comercial mais forte para ambas as temporadas. Para multiplicar a oferta da base índigo, uma das sugestões é o efeito ombré, ideal para criação de combos com apelo esportivo e diálogos com a cartela fluo da estação.
De acordo com a equipe de experts da Silmaq, a dica é realizar o clareamento, seguir para a etapa reação, e reduzir o uso do permanganato ao mínimo através da técnica da aplicação com spray. O resultado é um modelo com transições de tonalidades suaves, que funcionam tanto nas produções coloridas masculinas, quanto nas esportivas e românticas femininas.
Outra sugestão trendy inspirada nos anos 80, é a combinação do banho enzimático com o laser no formato estampa de logo – oportunidade para as marcas populares, mas podemos pensar também na reprodução de frases compartilháveis para inspirar os new players do mercado. Sugerimos também, o banho enzimático com desgastes esparsos, para a obtenção do visual ácido icônico da época, em formato trabalhado. E para as opções mais comedidas e essenciais, o modelo pode ser incrementado através da formação de simples reservas de pigmento na área das lapelas.
Bases de denim black ou acinzentados, por sua vez, são apostas importantes para o inverno que também estão sendo ofertadas no verão. Em tonalidades claras e macias, como o exemplo da Vicunha, o acabamento é dado pelo banho enzimático seguido de clareamento.
O resultado é uma superfície macia e uniforme, comunicativa de frescor quando coordenadas à tons luminosos e cosmopolita quando conjugada a complementos sóbrios ou alfaiataria. Tonalidades mais escuras, por sua vez, comunicam qualidade quando apresentadas no visual amassado 3D, obtido pelo banho enzimático, neutralização e laser ou mesmo por sequências envolvendo destruição e descoloração.
As múltiplas ofertas da jaqueta oversized se justificam pelas múltiplas oportunidades de uso que estão sendo adotadas no closet atual. Na produção feminina, a jaqueta oversized legitima looks esportivos, como a formação top e bermuda de cintura elevada – outra mania da estação.
No target romântico, agasalha com propriedade as composições fluidas e florais, definidas pelos vestidos e blusas camponesa. No perfil vanguarda, acompanha rabiscos e interferências autorais. No menswear, a peça sublinha discursos relaxados e descompromissados, formando contrastes com cores luminosas.
Nas marcas mais autorais, a peça recebe pinturas manuais, intencionalmente colocadas para denuncia gostos e preferências do lifestyle atual e assim criar elos afetivos com o consumidor. Também observa-se alterações na modelagem clássica, para inclusão de bolsos de descanso no formato canguru, em alguns modelos. E em muitas coleções, a jaqueta oversized alcança o valor de peça única, recebendo rabiscos e pinturas manuais, como forma de elevar ainda mais seus status de ícone de moda irreprodutível, aos olhos do consumidor.


Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução
-
Conheça nosso material exclusivo de tendências!