Remendados, reciclados e artesanais chamam atenção

Em tempos de moda sustentável, reciclagem, upcycling, todos os cuidados com o meio ambiente e o reaproveitamento de resíduos e descartes, o conceito de patchwork nunca esteve tão em alta. Com carinha de remendo, artesanal ou até mais sofisticado unindo a alfaiataria ao luxo, essa tendência veio para ficar e faz sucesso em diferentes segmentos e faixas etárias.

Vale investir no body ou na camisetinha do bebê, no denim moletom que ganha lavagens contrastantes, vale criar efeitos tie dye mesclados ao baby blue, ou ainda recriar peças de acordo com o que temos nas mãos, sem nenhuma interferência em lavanderia, somente utilizando retalhos em vários tons.

Fique de olho nos quadradinhos recortados que se tornam sofisticados ao encontrar o lamê dourado na linda coleção da Moschino, onde entram o tailleur, o macacão e a calça de cintura baixa e na campanha da Coca Cola Jeans que fez um mix interessante do denim com o moletom, deslocando o cós para o decote ou intercalando com a malha.

Na apresentação de Junya Watanabe a criatividade rolou solta ao explorar diferentes tecidos, estampas, proporções, recortes e trabalhos como anarrugas, rendas, patchworks, pregas, desfiados, efeitos inacabados, camadas e, sobreposições mesclando shapes ultrafemininos e luxuosos ao streetwear do jeans.

Há espaço ainda para coleções atemporais em shapes clássicos, simples e, que unem o avesso e o direito no azul mais claro, além de recortes, desbotes, efeitos camuflados e toques totalmente artesanais, onde uma calça pode virar um vestido ou uma saia numa geometria de cores, texturas, remendos, costuras e texturas. Já os famosos patches aplicados em denim ou com figuras ilustrativas surgem com tampões, desfiados, navalhados, rasgos e cerzidos em diferentes peças.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Reprodução

Adquira o Guia de Tendências

O Guia de Tendências é um serviço de pesquisa internacional de moda e comportamento para o segmento jeanswear. Quer saber mais sobre esse serviço, entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelos telefones (11) 2656-8285 e (31) 99834-8450.

  • Conheça nosso material exclusivo de tendências!

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!