23º Minas Trend: Agora e Para Sempre

Para Ronaldo Fraga, diretor criativo da próxima edição do Minas Trend, semana
mineira de lançamentos de moda promovida pela FIEMG – Federação das Indústrias de
Minas Gerais, que acontece de 29 outubro a 1 de novembro, em Belo Horizonte, esse
“trem”, cada vez mais inclusivo, democrático e tolerante, segue sua viagem até 2030.

“Vamos pensar o Minas Trend daqui a 20 anos, como ele estará em 2030”, provoca
Fraga para caracterizar o novo perfil criativo que deve pautar as próximas edições do
evento. “O momento é o de pensar de outro jeito. O evento para sobreviver, aliás, a
moda para sobreviver, tem que ir além da roupa e, por isso, pensamos no Minas Trend
para a próxima década. Em 2030, ao falarmos da 23ª edição, veremos que fizemos
história e trilhamos caminhos onde ninguém antes havia pisado”.

De acordo com o estilista, este é o momento ideal para dar força à moda brasileira,
destacando que o setor, apesar de ainda bastante importante para o PIB, já foi o 2º
empregador do país, posição da qual vem se distanciando a cada ano. Para tanto, a
semana de moda passa a refletir um perfil mais participativo e inclusivo, incentivando a
adesão da população mineira. “A cidade vai acompanhar e saber como será o próximo
Minas Trend. Quando o cliente chegar em Confins, a cidade inteira estará pensando nele
para vender roupas, serviços e o desejo de vir para esse lugar.

Segundo ele, o tema dessa temporada – “Agora e para Sempre” -, faz alusão à indústria
de moda – “a indústria do efêmero que, como nenhuma outra, consegue marcar época e
ser inesquecível” -, lembrando que o Minas Trend, a partir de agora, pretende extrapolar
a roupa, estabelecendo um diálogo com seu tempo, com a inclusão e a diversidade, para
assim falar de criação. “Temos que abrir mão da imagem anglo-saxônica recorrente nos
eventos até agora. Precisamos incluir, olhar para o Brasil, olhar para a gente”.

Esse direcionamento, que visa estabelecer o Minas Trend como um evento de projeção
nacional, mas, com características de visibilidade e inserção comercial globais, já pode
ser percebido através da linguagem visual adotada por Fraga para a 23ª edição. As
tatuagens corporais surgem como a principal referência gráfica da temporada, ocupando
os corpos como uma roupa imaginária, mas também bastante real, que se projeta no
traço simbolizando o início da criação. “A partir do traço que marca a pele, defendemos
aquilo que fica para sempre e nos apresenta para o mundo através das marcas que
podem ser tatuagens, rugas, curvas do corpo e, claro, as suas roupas”. Para o diretor
criativo, o tema fala do presente e da moda como um reflexo no retrovisor do tempo.

“Passados 10 anos, você não vai lembrar quanto lucrou neste ano, mas se você deixou
marcas, se você fez parte de um processo de transformação e então sentirá orgulho de
ter feito parte dessa história”, conclui o estilista.

Para o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, “a entidade está projetando o Minas Trend
para o futuro de forma autossustentável e com a moda mineira falando mais alto”. Para
o executivo, o setor de moda é de fundamental importância para a sociedade e para a
economia do estado, destacando que os momentos de crise podem revelar boas
oportunidades para os fabricantes. “A moda mexe com a autoestima das pessoas, além
de ter a capacidade de transformar e levar as pessoas ao sonho. O Minas Trend pertence
ao segmento – produtores de vestuário, bolsas, calçados e acessórios -, e é ele que vai
escrever o presente para definir o futuro”.

Fonte: Redação | Fotos: Divulgação