Cresce índice de lançamentos de produtos na moda nacional em 2019

O ano de 2019 foi produtivo em relação a lançamentos na indústria da moda nacional. De acordo com o Índice GS1 de Atividade Industrial, calculado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o setor de vestuário e acessórios apresentou aumento de 8,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Além da moda, a indústria de bebidas também apresentou alta, lançando 1,7% mais produtos que em 2018. O crescimento, contudo, vai na contra-mão da indústria como um todo no país, que apresentou uma queda de 8,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

“O indicador apontou o desaquecimento de 2017, a retomada em 2018 e novamente, em 2019, um arrefecimento da confiança. O ano que começou positivo, tendo os dois primeiros trimestres com crescimento significativo em relação a 2018, viu a partir de julho uma desaceleração no lançamento de produtos, resultando em um terceiro e quarto trimestres abaixo do esperado”, apontou Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

O índice é baseado nos pedidos de registro de código de barras para bens de consumo, que é atribuído pela associação e segue um padrão mundial de identificação na cadeia de abastecimento. Vale destacar ainda que, em dezembro de 2019, a estimativa apresentou aumento de 2,7% na comparação com o mês anterior no dado livre de efeitos sazonais.

“Esperamos que em 2020 a renovação de portfólio nas empresas aconteça com maior entusiasmo”, completou.

Fonte: Redação | Foto: Reprodução