A alta nas importações sinaliza desafios que o mercado de moda infantil e bebê tem enfrentado nos últimos cinco anos, em que houve redução da produção local diante de um consumo aparente em lenta recuperação.
Recentemente lançado pelo IEMI – Inteligência de Mercado, o Estudo Mercado Potencial de Moda Infantil e Bebê no Brasil 2024 apresenta um detalhado panorama sobre o setor nos últimos cinco anos. O levantamento destaca o crescimento significativo nas importações, apontando desafios enfrentados no período, sob o impacto da pandemia.
A produção de moda infantil e bebê brasileira atingiu 1,1 bilhão de peças em 2023, uma queda de 4% em comparação a 2022. Entretanto as importações em volume aumentaram 15,7%, totalizando mais de 145 milhões de peças, elevando a participação das peças importadas no consumo interno para mais de 11%.
A pesquisa mostra ainda que, quanto aos valores no mercado externo, as importações de moda infantil e bebê no Brasil tiveram aumento de quase 10% de 2019 a 2023. Após queda acentuada de US$ 213 milhões em 2019 para US$ 143,5 milhões em 2020 (queda de 33%), as importações voltaram a crescer. Em 2021, subiram para US$ 150,5 milhões, alcançando US$ 204,5 milhões em 2022. O ano de 2023 fechou no patamar de US$ 233,8 milhões em peças importadas, 14,3% de crescimento em relação ao ano anterior.
Vendas ao exterior
Por outro lado, embora representando apenas 4% da produção local, as exportações do segmento infantil e bebê mostraram um crescimento em valores de 22,6% nos últimos cinco anos. As vendas externas caíram de US$ 19,4 milhões em 2019 para US$ 13,8 milhões em 2020 (queda de 29%), mas se recuperaram para US$ 23,7 milhões em 2021 e fecharam 2023 em US$ 23,8 milhões, 7% superior a 2022.
Dados consolidados do setor
O estudo do IEMI também consolidou dados de 2023, revelando que a indústria de moda infantil no Brasil movimentou mais de R$ 31 bilhões, um aumento nominal de 3,4% em relação ao ano anterior. O número de unidades de produção aumentou 7%, totalizando 5,9 mil empresas, embora este dado exclua oficinas de costura, lavanderias industriais, bordadeiras e artesãos. Contudo, o número de trabalhadores no setor caiu 3%, com 312 mil pessoas ocupadas em 2023.
Lacoste
A francesa Lacoste dá novo passo no mercado brasileiro. A grife, que já marca presença no país, abriu novo ponto de venda, desta vez no Barra Shopping, no Rio de Janeiro. Com 108 m2 de área, a loja conceito apresenta os clássicos da marca, bem como os lançamentos, tanto das linhas masculina e feminina, como o infantil.
A abertura do novo espaço faz parte da estratégia de expansão no mercado brasileiro, “com o intuito de oferecer uma melhor experiência para o cliente”, conforme os dirigentes. A estratégia inclui a apresentação de maior variedade no portifólio de peças, assim como a ampliação da faixa etária, incluindo a linha infantil ao lado do masculino e feminino adulto.
Para mais informações sobre o desempenho do segmento em âmbito nacional, incluindo dados sobre o panorama mundial, acesse o Estudo Mercado Potencial de Moda Infantil e Bebê 2024 e o site iemi.com.br/vestuario.
Fonte: IEMI – Inteligência de Mercado | Foto: Divulgação