Future Concept Lab destaca consumidores-autores

O Future Concept Lab, instituto de tendências italiano abordou em evento realizado no MIS em São Paulo, os principais consumidores do futuro divididos em núcleos que refletem gerações intercambiáveis em valores e comportamentos.


Nesta matéria destacamos os principais Consum-Autores, os consumidores-autores, que são cada vez mais protagonistas, buscando criatividade e exclusividade.


Expo teens: jovens de 13 a 18 anos. São criativos, gostam de ser o centro das atenções e, principalmente divulgar sua vida na internet. Humores que variam e comportamentos que se juntam as mesmas tribos. Constroem a própria identidade através de um hiperconsumo muitas vezes frenético e compulsivo. As lojas devem ser espaços para experiência de grupo e um local de encontro, não necessariamente destinado à compra.


Linker People: homens e mulheres de 18 a 30 anos. Também se destacam pela conectividade num processo de experimentação escolhendo produtos inovadores e únicos. Seguem a lógica da “navegação” que herdaram da rede, nos diferentes setores. O real é potencializado pelo virtual. As lojas devem valorizar o novo e o digital.


Sense Girls: mulheres de 25 a 40 anos que se destacam pela feminilidade forte e delicada, menos ansiedade que o grupo anterior, onde há a valorização da busca pelo relaxamento físico e mental. Elas valorizam a natureza, a tecnologia mesclada à emoção, harmonia, a experimentação e percepção do mundo e de si mesma. A felicidade é conquistada quando consegue cuidar de si e dos outros. A história dos produtos e da marca é muito importante juntamente com as experiências emocionais e sensoriais.


Unique Sons: Jovens de 25 a 35 anos. Consumidores sofisticados que conhecem matérias-primas, processos produtivos e mantém um olhar internacional sobre o mercado. Eles reconhecem o valor dos produtos, deixando de lado moda e grifes. Valorizam outras culturas, gostam de exclusividade e serviços sob medida. Seguem o bom gosto e uma elegância mais formal, juntamente com o luxo moderno.


Mind Builders: homens de 35 a 50 anos. Buscam experiências a 360 graus, valorizando o conhecimento e o neo-nomadismo.


Singular Women: mulheres de 35 a 50 anos. Valorizam propostas originais e úteis, busca a autenticidade estética compartilhando problemas e soluções concretas. Considera o varejo como espaços capazes de envolver os clientes através de propostas ricas de conteúdos valoriais.


Pleasure Growers: acima de 60 anos. Não aceitam os valores e os comportamentos típicos da terceira idade, são mais jovens, informais e com bastante energia. Vida centrada em si mesmo onde busca o consumo experimental e lazer de aventura.
Seguem uma vida mais saudável e cultural.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR