Geração Alfa sinaliza comportamentos que vão mudar o mercado

Uma nova geração de consumo está se anunciando para o mercado, e não são os Millennials tampouco a badalada geração Z. Um novo estudo revela que a geração Alfa será o novo foco, e que o que os motiva é um tratamento justo, independentemente da aparência.

A geração Alfa engloba pessoas que nasceram depois de 2010 e, apesar de não terem grande poder de compra de momento, geram um impacto significativo nos gastos e tornam-se mais importantes para o consumo a cada ano que passa.

O estudo comissionado pela agência de comunicação Hotwire afirma que a geração Alfa é muito mais preocupada com todas as questões do que os Millennials e a geração Z quando tinham a mesma idade ou mesmo agora.

Os analistas questionaram mil crianças americanas da geração Alfa, e assim como um número semelhante de Millennials e jovens da geração, concluíram que estes futuros consumidores  são “a geração mais diversa até ao momento” e que essa multiplicidade é o que influencia a sua visão e comportamento.

A análise surge no seguimento do Censo dos EUA, previsto para o próximo ano, que deve mostrar que o país é o mais “diversificado em termos étnicos e raciais que já existiu”, com projeções de que não haja nenhum grupo que englobe mais de 50% da população até 2045. Mas sabemos, que reflexos desta tendência permeia o comportamento global.

Espelhando as atitudes da geração Z e dos Millennials, que são moldadas pelas questões éticas em que acreditam, espera-se que a geração Alfa faça o mesmo de modo que seja mais fácil entender o que desperta a motivação do grupo para comprar determinado produto.

“As opiniões da geração Alfa são tão coesas quanto as dos millennials e dos Baby Boomers em idades mais tardias e à medida que a geração Alfa atingir a maioridade, as opiniões deles vão ser mais fortes do que as das gerações anteriores”, refere o estudo.

Questionados sobre os fatores ou situações a que atribuem maior grau de importância, a geração Alfa mencionou “manter as crianças seguras na escola” (97%), “garantir que todos tenham comida suficiente” (97%), “tratar de forma justa ambos os gêneros” (94%) e “cuidar do do meio ambiente” (95%).

Na verdade, a maioria das crianças da geração Alfa já são defensoras do clima e cuidar do ambiente é uma das prioridades, sendo que 38% disseram que é importante reciclar. Na mesma afirmação, a percentagem foi de 22% tanto para os Millennials como para os Baby Boomers.

“A geração Alfa tem um conjunto forte de opiniões sobre o mundo em que vivemos hoje”, indica Laura MacDonald, vice-presidente executiva e diretora de consumo da América do Norte da Hotwire. “Para as marcas construírem uma relação com este grupo, precisam abraçar a diversidade e reconhecer que é preciso muito mais do que uma abordagem única para todos. Começar a adaptação agora e definir quem é o público da geração Alfa e aquilo em que acreditam será uma tarefa crucial para receber essa nova geração de consumidores”, explica.

“As marcas de hoje precisam levar a geração Alfa a sério”, resume, no relatório, Barret Roberts, vice-presidente da indústria de bens de consumo embalados da Pandora.

“Entender quem são e o que de fato chama sua atenção vai deixar as empresas um passo à frente não só para o futuro, mas também no impacto que a geração Alfa causa em suas famílias. Estar apto a se conectar com o consumidor do futuro corretamente vai fazer com que esta geração apoie a marca. E isso é só o começo. A geração Alfa cresceu com a tecnologia, por isso espera mais das marcas no que toca ao envolvimento de ambas as partes”, conclui.

Fonte: Portugal Têxtil | Fotos: Reprodução