Gerente de atacado da Levi’s® conta como transformar crise em oportunidade

Presença marcante na edição online do Denim Meeting Pernambuco, evento promovido pelo Guia Jeanswear em parceria com o Sebrae e o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), a gerente comercial de atacado da Levi’s®, Marina Ikissima, abordou o tema: “Pandemia ou oportunidade” e deu uma aula de otimismo, inovação e conhecimento dentro do mercado jeans.

Segundo a gerente comercial, o setor de atacado da Levi’s® cresceu quatro vezes seu faturamento em quatro anos, desde que a profissional iniciou na empresa. Antes mantinham 400 multimarcas, atualmente são 1600. “A marca tem 40 anos no Brasil e nunca tivemos um faturamento tão expressivo nesse canal como temos hoje”, afirmou Marina.

E, continuou: “Foi realizado um investimento na consolidação da marca e do produto. Hoje nosso jeans é um dos mais acessíveis dentre as empresas internacionais, acertamos o preço e os fornecedores corretos”.

Para isto, o mix de produtos, em torno de 800 referências, foi reanalisado para entender o que funcionava ou não. Foi fundamental ainda o trabalho de desenvolvimento da equipe.

Depois de todo esse sucesso e grandes expectativas para esse ano, veio a pandemia e paralisou toda a economia. Marina Ikissima contou que, no mês de abril, houve uma queda de 60% no faturamento, junto veio o medo, desespero e a incerteza. Passado o susto do início, a gerente conseguiu refletir de uma forma mais clara, enxergando oportunidade na crise e começou a arregaçar as mangas para juntos, empresa, equipe e lojistas conseguirem alcançar melhores resultados.

“Temos uma marca muito forte, com 167 anos de história, foi ela que inventou o jeans, temos modelagens e tecnologias diferentes e a possibilidade de estar nas multimarcas, mesmo fechadas, através das vendas online”, disse Marina Ikissima que iniciou praticando empatia, ajudando o outro a atravessar aquele momento, colocando a empresa à disposição das lojas.

Com isto, aumentaram o prazo de pagamento, ofereceram descontos, promoveram lives com assuntos importantes tirando dúvidas e agregando novos conhecimentos. “No final tivemos seis mil pessoas impactadas. Terminamos maio com pagamento da melhor comissão dos últimos 14 anos para os representantes, com 153% acima das vendas de junho em comparação ao mesmo mês do ano passado”, comentou a gerente, que analisou formas de manter a empregabilidade desenvolvendo novas habilidades utilizando a inteligência emocional, criatividade, adaptabilidade, entre outras.

“Apesar das dificuldades, não pensei em parar. Não importa o tamanho do desafio, o que vai fazer a diferença é a forma como você vai lidar com isso […] Não fique parado, existem muitas oportunidades, não desistam por mais difícil que a situação possa parecer, usem a criatividade, não se rendam, aproveitem para aprender com pessoas diferentes, invista em você, em relacionamentos, aprenda sempre mais, invista na colaboração”, afirmou Marina.

Além disso, ela ressalta a importância de ter um bom produto, atemporal, uma boa equipe, o desenvolvimento de soluções criativas e uma marca com propósito, não somente uma marca que venda roupas porque os consumidores procuram valor agregado. “Não façam somente pelo dinheiro, encontrem seu DNA”, finalizou Marina.

Confira a transmissão na íntegra do Denim Meeting Pernambuco:

 

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Reprodução