Grupo GB comemora 10 anos de sucesso de unidade em São Gabriel da Palha

O Grupo GB acaba de completar 10 anos de sucesso de sua unidade em São Gabriel da Palha, no Espírito Santo. Ao longo desse tempo a empresa vem trabalhando com a filosofia de sustentabilidade social e ambiental. “Fala-se muito em sustentabilidade ambiental, mas pouco em social”, comenta Marco Britto, CEO do Grupo GB.

A empresa trabalha baseada em três pilares: o primeiro é a sustentabilidade de materiais com a filosofia ZDHC (Zero de Descarga de Produtos Químicos, em tradução livre) que é descarte zero de fenol. “Não utilizamos produtos químicos que tenham fenol, até o corante é biodegradável”, afirma Marco Britto.

Já a eficiência energética depende das máquinas utilizadas pelas lavanderias. Na unidade de São Gabriel da Palha foi realizado investimento em máquinas frontais, com menor uso de água, química, energia elétrica e de vapor, uma economia muito grande. “Nossa engenharia de produção também já desenvolve uma coleção baseada na sustentabilidade”, detalhou o CEO.

Em relação à sustentabilidade social, 70% da mão de obra de São Gabriel da Palha foi desenvolvida dentro da indústria com treinamentos e capacitações, além de cursos no exterior como o que são realizados na Lavanderia Pizarro, em Portugal.

A GB ainda investe na cocriação com o cliente o que também gera sustentabilidade econômica para ambos. “Desenvolvemos com ele os produtos dentro da faixa de preço que é comercial para aquela empresa. Além disso, ajudamos a posicionar a marca do cliente com diferenciais de inovação. Atuamos em sustentabilidade nos três pilares”, comenta Marco.

E continua: “A lavanderia de São Gabriel da Palha tem investimentos em máquinas, em pessoas, em máquinas de laser, em processos de produção, em engenharia de produção”.

Projetos para o futuro

Devido a uma demanda muito grande em 2010, a GB resolveu ampliar suas instalações inaugurando a unidade de São Gabriel no ano seguinte. “Adquirimos uma lavanderia já pronta, a transformamos em GB e fomos evoluindo ao longo dos anos”, comenta Marco Britto.

Em 2021, o espaço em São Gabriel da Palha começa a ser ampliado em parceria com outra empresa, onde será desenvolvida uma lavanderia a nível internacional.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Reprodução