Inspiramais online reflete mudanças causadas pela pandemia; inscrições abertas

Com o tema “Antídoto”, a próxima edição online do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais para Moda acontece entre os dias 26 e 27 de janeiro. O evento, voltado para a temporada 2022_I, irá refletir sobre as mudanças no cotidiano causadas pela pandemia, contando com mais 30 dias de atrações inspiradoras. As inscrições já estão abertas – confira aqui.

“Reclusos, voltamos a atenção para a nossa fé em busca de sentimentos apaziguadores. Buscamos um antídoto que irá acalmar nossos temores e projetar nossas esperanças”, observa Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais.

Para ele, a atualidade desafiadora exige reinvenção. “Combinando ciência, design, arte, tecnologia com princípios da natureza, transformando-a em fonte de inspiração criativa, encontraremos subsídios para inovar”, afirma.

Segundo a organização do evento, um extenso levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa resultou em uma série de referências inspiracionais, além da cartela de cores para a temporada 2022_I. São elementos que servirão de inspiração para os segmentos de calçados e acessórios, confecção, moveleiro e de bijuterias, que buscam moda com inovação para suas coleções. Os conceitos Naturar e Cotidiano amarram as referências ligadas ao tema.

A criação de novos materiais a partir da biodiversidade, com processos inovadores, equipes multidisciplinares e cooperação fazem parte do sentido de Naturar. “O pôr do sol instagramável, por exemplo, fez parte do feed de quem viveu a quarentena e passou a olhar o mundo pela janela de casa”, relembra o coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais.

O insight aparece na série de referências, sob a forma de camadas e barrados, que poderão ser incorporados aos materiais. Já bioprint, estriações e nervuras têm origem no olhar mais detalhado para com a natureza.

Em relação ao Cotidiano citado, a rotina da higienização, por exemplo, é vista a partir dos acabamentos de superfície, que são impermeáveis e fáceis de limpar.

“Cotidiano é complementar do Naturar. Fala das lições que aprendemos durante o confinamento. A escola, o trabalho, a família: adaptamos tudo ao mesmo tempo em nossa casa. O tema traz a ideia de preservação, de cuidado com o núcleo familiar e com os outros. Mudando assim completamente a noção de cotidiano”, explica o designer.

Além disto, ideia de distanciamento pode ser vista nas modelagens amplas, volumosas, que aparecem nas roupas e também nos solados indicando proteção. Os games, o streaming, a era digital indicam um sentimento de escapismo presentes em um universo lúdico denominado aqui – Fantasista. “Aqui existem vários elementos que serão referência para fivelas, enfeites, estampas, saltos, bijuterias”, finaliza Walter.

O Inspiramais é referência para o mercado por reunir informações que unificam a linguagem e uma metodologia para toda a cadeia produtiva da moda em um único espaço. A primeira edição 100% digital ocorreu em agosto de 2020, conectando lançamentos de materiais, projetos inovadores e palestrantes reconhecidos com os visitantes de diversos lugares do mundo.

Fonte: Redação | Foto: Reprodução