Juliana Rizzo ministra Workshop sobre direcionamento de Pesquisa de Moda

A coordenadora de moda Juliana Rizzo que trabalhou em diversas marcas jeanswear como o grupo Zune e a Disparate, apresentou em agosto o Workshop “Direcionamento de pesquisa de moda, linkando Criação ao Comercial”, onde abordou sobre a história do denim, as inúmeras possibilidades de uma peça que perdura por tanto tempo e que é tão versátil, além de comentar sobre a importância da pesquisa de moda. “As mudanças no comportamento humano e de consumo são muito rápidas, precisamos saber para quem estamos criando. Atualmente as pessoas estão buscando mais individualidade, portanto não adianta copiar as tendências, mas sim interpretar o desejo de seu cliente”, afirmou Juliana.

É importante saber o que é moda, em primeiro lugar, para depois investir nas diferentes influências. ” É necessário treinar o olhar, ser um bom observador”, comentou Juliana. E saber separar o que é tendência e o que é modismo onde entram muitas diretrizes como o streetstyle, onde a moda de rua, muitas vezes, chama mais atenção do que as passarelas. Os e-commerces que vêm ganhando força, séries que inspiram, blogueiras, digital influencers, youtubers e a moda artesanal e colaborativa que pipocam por vários cantos do país. “É importante olhar para dentro, para o nosso país, às vezes, a informação está do nosso lado”, disse Juliana.

Dentre as “Macro Tendências”, Juliana destacou que estamos na era da empatia, igualdade e diversidade de gêneros, empoderamento feminino, vida saudável, sustentabilidade e, busca interior. E como direcionar uma pesquisa de moda? É preciso saber por que e para quem se está pesquisando, mesclando a identidade da marca e o público-alvo (gênero, faixa etária e classe social ), construindo a imagem que se pretende atingir. Juliana sugere a criação de um painel ou cartilha para que seja compartilhada com a equipe de criação e seus principais parceiros.

Em seguida, deve-se criar o Tema da Coleção que une a proposta de valor e, tendências. O Mood Board ( painel de inspirações) deve ser criado em cima do tema e é muito importante colocar os elementos inspiracionais juntamente com os tecidos, formas, cartela de cores, aviamentos, acessórios e croquis.

Definindo a Coleção

Para a criação de uma coleção, Juliana destacou quatro passos:

– definição das bases (shapes ) baseados nas principais vendas de produtos;

– escolha dos tecidos, sabendo explorar ao máximo, cada um, incluindo aí as cores das linhas;

– escolha das tonalidades em lavanderia, traçando as cores de acordo com as linhas;

– desenvolvimento dos principais aviamentos, etiquetas externas, internas, botões, rebites, enfeites e tags.

Na segunda parte do Workshop, Juliana propôs aos participantes a criação de um Mood Board à partir de imagens de revistas, catálogos, etiquetas e aviamentos para desenvolver uma possível coleção, abordando o público-alvo e seu lifestyle.

Fonte | Assinatura: VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR