LYCRA® inova e lança diferentes tecnologias para o segmento jeanswear

A tecnologia em fios, fibras e tecidos e o mercado jeanswear andam cada vez mais juntos em busca de novidades que possam corresponder aos anseios dos novos consumidores mais exigentes, que buscam por qualidade, durabilidade, conforto e responsabilidade sócio-ambiental.

A The LYCRA Company, indústria especializada no desenvolvimento de soluções em fios e tecnologias para o setor têxtil está cada vez mais atenta às necessidades do público final, inclusive, realizando pesquisas frequentes para o desenvolvimento de produtos inovadores para os diferentes segmentos de moda.

Tecido Pushup da Santista

Para apresentar suas novidades ao mercado jeanswear, a empresa participou de mais uma edição da Semana de Lançamentos que aconteceu entre os dias 24 e 28, na Denim City SP, com uma palestra online que contou com as presenças dos profissionais da empresa, Melissa Stewart, diretora global de tecnologia e inovação, Silvana Eva, gerente de marketing do segmento jeanswear, e Jocimar Faé, especialista em denim.

“É um prazer participar mais uma vez da semana de lançamentos do setor, levando soluções de tecnologia que contribuem tanto para a saúde do planeta como para o conforto do consumidor que se beneficiará com as nossas inovações. Elas são pensadas em oferecer não só a liberdade para se movimentar como também durabilidade para suas peças, influenciando positivamente a indústria têxtil”, declara Silvana Eva.

Entre os lançamentos, estão duas importantes tecnologias desenvolvidas juntamente com as tecelagens Cedro Têxtil e Nicoletti Denim.

Em parceria com a Cedro Têxtil, chega ao mercado o fio LYCRA® ADAPTIV™, lançado em primeira mão no Brasil (chega ao mercado mundial no segundo semestre). Trata-se de um fio único, com polímero revolucionário que ajuda a roupa a se adaptar a um range maior de tipos de corpos e tamanhos, conferindo conforto, sem apertar e nem limitar os movimentos. São peças fáceis de vestir e que ficam no lugar.

A tecnologia Cedro Comfy que utiliza o fio LYCRA® ADAPTIV está presente no tecido FITSYOU, artigo de lançamento da linha Comfort Shape da Cedro. “O FITSYOU foi desenvolvido junto com a LYCRA®, com um fio exclusivo para a Cedro que garante muito conforto, com elastano especial, largura de 1,40m e power de 60 a 70%. Estica muito, tem tingimento ultrablue e, garante lavanderias de azuis bem bonitas”, relata Isabela Albertini, estilista da Cedro.

“A partir de pesquisas com os consumidores percebemos que tínhamos uma oportunidade para melhorar o conforto no jeans, item número um que eles procuram. Muitas vezes quando o tecido tem stretch ele aperta muito. Esse novo fio é híbrido e veio para solucionar esse problema. Ele se comporta de maneira diferente e se adapta ao corpo, tanto em movimento quanto parado, com ajuste perfeito, além de oferecer alta durabilidade colaborando também para a sustentabilidade”, afirma Silvana Eva.

Já em parceria com a Nicoletti Denim e a Nilit chega a coleção Next Comfort com produtos que combinam as tecnologias da poliamida premium SENSIL®, da Nilit, e LYCRA® lastingFIT, que, juntas, proporcionam alta durabilidade, soft stretch, secagem rápida e, toque sedoso e gelado.

A tecnologia LYCRA® lastingFIT utiliza o fio LYCRA® T400®, um elastomultiéster bi-componente exclusivo da The LYCRA Company, que proporciona stretch com excelente recuperação devido a sua estrutura de autocrimpagem, baixo índice de laceamento e encolhimento para os tecidos, mantendo a forma das peças por mais tempo.  Extremamente versátil, o fio LYCRA® T400® pode ser associado a outros fios sem perder suas características.

“É um processo único que combina duas tecnologias em um só fio, com aparência do algodão e a performance de fibras inteligentes que permitem secagem mais rápida, stretch de conforto e toque mais fresco”, descreve Silvana.

São dois artigos, o Nikola, com 9oz (mais encorpado) e Percy com 6,5oz (mais leve), com foco em calças, vestidos e camisas.

“Essa tecnologia apresenta toque gelado da poliamida, boa recuperação, stretch, elasticidade e manutenção da forma do LYCRA® T400®. O toque gelado a gente só via nos artigos esportivos, mas no denim ainda não era aplicada”, comenta Lilian Kurosaki, gerente de marketing e produto da Nicoletti. “É um trabalho feito a seis mãos entre a Nicoletti, The LYCRA Company e, a Nilit”, complementa.

Nicoletti e Cedro Têxtil

Além deste lançamento a empresa ainda apresenta uma nova coleção de tecidos de brim DENIM´N COLOR com o fio LYCRA®.

Outras tecelagens do segmento também estão com novidades em parceria com a marca LYCRA®. A Vicunha lança o tecido Ritz com tecnologia LYCRA® FREEF!T®, que oferece alto stretch, acima de 50%, com conforto, alta recuperação, toque macio, baixo índice de encolhimento, manutenção da forma e modelagem do corpo, além de novos artigos com a tecnologia LYCRA® dualFX®.

“Na linha Denim, dentro da família do V.Moove Fit, o lançamento Ritz foi criado com essa tecnologia, unindo a fiação LYCRA® DualFX®, característica já existente da família V. Moove Fit a uma nova tecnologia Vicunha. Como resultado, o artigo proporciona alto potencial de stretch, baixo encolhimento, conforto e flexibilidade”, diz Renata Guarniero, gerente de Marketing da Vicunha.

Na linha do Denim Colour ,a Vicunha lança dois tecidos, o Claire de visual vintage com flamê bem marcado e tecnologia LYCRA® XTRA LIFE ™ que proporciona conforto e mantém a forma ao longo do dia, e o Francesca que possui fios penteados e também a tecnologia LYCRA® BEAUTY com excelente toque, conforto, modelagem e ótima recuperação.

Já a Covolan apresenta três novos artigos com o fio LYCRA® EcoMade, primeiro fio elastano produzido com materiais reciclados pré-consumo. O Genova vem com brilho e super toque, o Bergamo, no azul intenso e o Ancona, um cetim com tingimento azul light, perfeito para lavagens mais claras.

“Essa tecnologia reutiliza material que seria descartado no processo produtivo. Então ele é reaproveitado, zero descarte, diminuindo os impactos ambientais, além de manter toda a elasticidade do produto”, diz Thaísa Peralta, denim head da Covolan.

A Canatiba amplia sua família de produtos com a tecnologia LYCRA® dualFX®, com seus artigos Lupin Black Duo Core, com tecnologia Megaflex e o New Adele. “São artigos da nossa plataforma Tecno Comfort e complementam a nossa linha dentro da tecnologia Duo Core que leva o fio T400® da LYCRA®. O Lupin é uma base mais pesada e o New Adele, já campeão de vendas surge mais largo. Ambos trazem o benefício da manutenção da forma”, comenta Ivna Barreto, gerente de marketing da Canatiba.

Já a Santista apresenta dois tecidos mais encorpados com fio LYCRA® mais grosso – Push Up e Gummy. “É uma família intermediária entre o elastano e o LYCRA® T400® Triblend com produtos que ganham maior elasticidade, não laceiam, com alta recuperação e, sem marcação do joelho que pertencem a coleção STICKER POWER”, afirma Regiane Ferreira, analista de produto da Santista.

Há ainda outros dois artigos com alto power e certificados com a tecnologia LYCRA® BEAUTY – Amy Triblend e Amy Galaxy Triblend, para peças que modelam o corpo com conforto.

A Capricórnio traz o artigo Kiev, construção cetim e o fio LYCRA® T400® em sua composição, vem com super stretch de 70%.

“É o primeiro da família construção cetim a ter o fio LYCRA® T400®”, afirma Lívia Bernardes, analista de marketing da Capricórnio.

Próximos lançamentos mundiais

Melissa Stewart, diretora global de Tecnologia e Inovação da empresa, apresentou dois novos fios que chegam no mercado brasileiro.

O fio LYCRA® Anti-Slip foi desenvolvido exclusivamente para o segmento denim com foco no escorregamento do elastano na costura. “A fuga de elastano é um problema para o consumidor pois a peça começa a mudar de aparência”, afirma Melissa.

Segundo a profissional, vários fatores podem causar a fuga de elastano e impactar na performance da costura, tais como estruturas abertas, tipo de fio, mistura de matérias-primas e lavagens das peças. A partir dessa constatação foram realizados diferentes testes para chegar a esta nova tecnologia onde sua estrutura de filamento especial e composição química exclusiva ajuda a criar uma maior aderência e força de fricção.

O LYCRA® Anti-Slip pode ser aplicado em vários tipos de fios, tanto single core, quanto no dual core e, colabora para manter a aparência das roupas, mesmo após várias lavagens, o que resulta em uma peça de vida útil mais longa, com menor devoluções e avaliações negativas, melhor ajuste da peça e retenção da forma.

Outro lançamento é o COOLMAX® EcoMade, fio produzido a partir de 100% resíduos têxteis juntamente com a tecnologia de transporte de umidade que mantém a temperatura do corpo e ajuda a mantê-lo seco e fresco.

“O COOLMAX® EcoMade traz o conceito de circularidade que atende a necessidade de sermos mais responsáveis ao comprar e fazer nossas roupas”, explica Silvana Eva.

Essa tecnologia também ajuda a reduzir em 25% as emissões de CO2 comparado com produções convencionais de poliéster.

Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Guia JeansWear