Repertório de efeitos para o blue denim

Desenvolver efeitos fiéis à passagem do tempo no jeans, é sem dúvida o grande expertise em voga nas marcas internacionais formadoras de opinião do segmento. Nessa busca pela alquimia perfeita, as grandes feiras voltadas ao universo denim proporcionam leituras atuais, especialmente voltadas para o acabamento do índigo. O azul impera como visual desejo nas coleções internacionais, no entanto, com sutis renovações girando em torno de três estilos: delavé, destroyed, e bleached (alvejado).



No visual destroyed, temos desde a aparência do usado “podrinho”, ao sujinho esfarrapado, passando pelas múltiplas interpretações do jeans melhor amigo, com marcas de uso cada vez mais fiéis e buracos sugerindo uso exaustivo. Já nos beneficiamentos delavé, as peças variam desde os azuis intensos com efeitos suaves em relevos e desbotados macios, até os acabamentos mais claros e homogêneos. Toques de devorês, e conforto são as palavras chave para o jeans que se aproxima dos tingimentos coloridos, porém mantém o diálogo com a proposta versátil do índigo. Por fim, no quesito bleached, destacam-se manchados com jeitão de batik e até os falsos brancos, com reserva de pigmento azul nas costuras e ondulações da peça.



No repertório de efeitos, o trabalho em 3D adquire infinitas interpretações. Além do bigode formando “vinco” no jeans, temos efeitos amassando o tecido somados ao efeito sujinho, ondulações suaves, e rabiscos propondo volumes instantâneos nas peças. Respingos de tinta, devorês e marcas de patches arrancados ou construções desmanchadas prevalecem como artifícios desejo nas coleções.



O jeans azul trabalhado em sua linguagem prevalece como o visual predominante para as coleções equivalentes ao Inverno 2016 brasileiro. Em território nacional, tal influência se transforma no ponto de partida para o desenvolvimento de duas propostas distintas: o alinhamento em termos de qualidade e toque, ou o acompanhamento do visual com um custo de produção baixo e otimizado. Para auxiliar nesta tarefa constante, oportunizamos um agrupamento de imagens onde o trabalho de beneficiamento azul é foco da peça, para acompanhar fichas técnicas nas confecções, servir de referência para lavanderias e tecelagens. Confira.

ViVIAN DAVID / FOTOS: EQUIPE GUIAJEANSWEAR