Falta de capacitação e novos processos em lavanderia foram abordados na palestra Denimway

A Semana de Lançamentos na Denim City SP promoveu uma palestra muito importante para o segmento jeanswear: “Denimway – o novo caminho do beneficiamento e as principais tendências mundias”, mediado por Juliana Medina e, que contou com as presenças de Oscar Muñoz, gerente para América Latina da VAV Techonology, empresa de maquinário de lavanderias, com clientes presentes em mais de 29 países e, que acaba de lançar um showroom na Denim City SP com as principais máquinas de ozônio, Ciro Carnevalli, técnico em Lavanderia Têxtil da CHT, fabricante de produtos químicos que trabalha inovação, qualidade, segurança, sempre de acordo com os princípios da sustentabilidade e José Carlos Pereira, representante comercial da Garmon Chemicals, também uma empresa de produtos inovadores e que seguem as certificações ambientais.

Juliana questionou os convidados sobre os desafios e oportunidades em relação aos produtos químicos que trabalham para melhorar o impacto ambiental e as certificações existentes. Segundo Ciro Carnevalli, é possível fazer um produto com apelo fashion que não prejudique a natureza.

Porém um dos pontos mais importantes dentro das lavanderias, é a capacitação dos profissionais, super necessária e pouco realizada.

Outra preocupação para o segmento é como agregar esse valor – de produto sustentável – informando o consumidor final. “Como trazer o consumidor para o nosso mundo de uma maneira tangível?”, questiona José Carlos. Para o profissional é importante mostrar o verdadeiro valor do produto agregado à sustentabilidade.

Oscar Muñoz acredita que os melhores produtos são os que entregam muito com pouco ou zero impacto ambiental e social.

“As lavanderias estão focadas em produzir como sempre fizeram, sem dar tanta importância para a sustentabilidade. Então, as tecnologia pode vir dos produtos químicos e equipamento que possam oferecer soluções para o cuidado com o meio ambiente. O resultado pode ser igual ou melhor”, afirma Oscar.

Ele disse ainda que é necessário dar oportunidades para os profissionais de lavanderia entenderem esses processos.

Ciro acha que os brasileiros sempre querem fazer do jeito deles, seguindo uma cultura antiga. Para o técnico em lavanderia, há a necessidade de estar com a mente mais aberta para novos processos e produtos.

“Hoje temos uma variedade enorme de tecidos com alta tecnologia. E como lavamos esses produtos? Como lavávamos há 30 anos atrás”, provocou Juliana que continuou afirmando que falta consciência para se trabalhar os novos artigos. “Não dá mais para lavar uma coisa moderna como no passado”.

E será que as tecnologias e diferentes processos são acessíveis e compatíveis com a infra-estrutura das lavanderias?

Ciro diz que o empresário sério tem dinheiro para investir, mas muitos têm medo. E, que é preciso fazer investimentos em novos produtos porque certamente o retorno financeiro virá.

“Quando desenvolvemos um novo produto ou processo, é claro que estamos preocupados com o custo, mas a partir do momento que as novidades começam a ganhar mercado, vão ficando mais acessíveis”, afirma José Carlos.

Oscar acredita que as máquinas a laser são essenciais nas lavanderias e, precisam estar presentes em maior quantidade nas empresas brasileiras. “As lavanderias têm que olhar como um investimento que confere maior produtividade e qualidade”, diz Oscar.

E, todos concordam que produto sustentável não é mais caro, desmistificando esse conceito.José Carlos diz que os produtos sustentáveis tem suas particularidades e as pessoas precisam conhecer e entender sobre eles.

Segundo Ciro é preciso mais investimento nas pessoas do que em maquinário e produtos. Está faltando treinamento.

E, por fim, como fazer o consumidor final entender sobre a importância de um produto sustentável?

Para Ciro, é difícil incluir essa informação para a maioria da população brasileira devido à questão econômica. É um trabalho árduo e, que vai demorar, mas deve ser realizado.

José Carlos diz que a Garmon está próxima às marcas nas campanhas e as mesmas dificuldades que vemos no país acontecem no resto do mundo, claro, que, lá fora, com uma conscientização maior.

Oscar acha importante colocar um QR nas etiquetas apresentando todos os processos sustentáveis daquela peça. “Quando o consumidor é informado sobre como é feito o produto, tem o poder de decisão”, diz Oscar.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação